Carta do editor

carta-editorO lançamento da 30ª edição da Expressão Digital ocorre concomitantemente a um evento muito especial para nossa comunidade escolar, a 39ª edição da Mostratec Liberato 2024, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Já é tradição, a cada segunda edição anual da revista, a qual acompanha a realização da Mostratec, a publicação de uma entrevista com a/o principal conferencista do Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET) realizado no ano anterior. Assim, esta edição apresenta uma entrevista realizada com o psicólogo César Leonardo Karnal, o qual proferiu a palestra de abertura do 30º SIET, em 2023, cujo tema foi “Os desafios da carreira no século 21”. Na entrevista concedida à Expressão Digital, Karnal responde a algumas questões relacionadas às reflexões propostas nessa palestra.

Também nesta edição, é apresentada uma novidade: a realização de uma reportagem especial com tema indicado pela comissão editorial, a qual aborda os hábitos de leitura de diferentes gerações e suas relações entre as leituras em telas e as leituras em papel. Além de apresentar dados da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, coordenada pelo Instituto Pró-Livro, conta com importantes contribuições do professor André Luís Viegas, da professora Daiana Campani, do editor Rodrigo Vieira Fagundes, das estudantes Beatriz da Silva Ribeiro e Júlia Brandelero Labres e dos estudantes Nícolas Ferreira e Samuel de Vasconcellos Pereira. Essa reportagem dialoga com o artigo do professor Vilson Joselito Schütz, na seção “Opinião”, o qual analisa a leitura enquanto instrumento de desenvolvimento de autonomia e de pensamento crítico. Ainda nessa seção, mais dois temas importantes e interessantes são apresentados: a professora Maria Emilia Lubian traz um relato emocionante e histórico sobre a união da comunidade escolar em uma grande ação humanística de abrigamento de pessoas e animais fortemente afetados pelas enchentes durante a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul no mês de maio deste ano; o professor Jader Bernardes apresenta relato sobre a experiência pedagógica de utilização de um aplicativo específico em atividades de ensino de Física.

Já a seção “Espaço literário” propicia a leitura e a apreciação de textos em prosa e poesia. “Mike, o saltador de dinamite”, do estudante Estevan Azambuja Fraga, e “O custo da perfeição”, da estudante Sara Letícia Schütz, são dois contos com tensionamentos e efeitos distintos. “Amigo?”, breve crônica da estudante Manuela Câmara Bueno, retrata as transformações que a passagem do tempo opera em nossas relações. O professor Luiz Carlos Azambuja Silveira, em sua nova história de professor, eleva a crônica pelo tom ensaístico que nos leva a bailar no ar.

Por fim, também há novidades poéticas, a publicação de dois poemas em língua espanhola, de autoria de duas estudantes: “Corrientes”, de Júlia Brandelero Labres, e “Las veinticuatro horas, de Luísa Fonseca Sant’Ana. A poesia também está muito bem representada por meio da criatividade e da sensibilidade dos estudantes Wagner Natus Castro, Melissa Mahl Selbach e Eduarda Souza Nunes, em seus poemas “Sentimento”, “Tenha piedade de mim” e “Um pedacinho do céu”.

Desejo uma boa leitura a todas e todos!

Elenilto Saldanha Damasceno - Editor Fundação Liberato

Elenilto Saldanha Damasceno – Editor
Fundação Liberato


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *