Carta da editora

carta-2023

A chegada da 28ª edição da revista Expressão Digital coincide com um momento especial para a Fundação Liberato e para a Mostratec: os 30 anos do SIET, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica. Em nossas páginas, homenageamos essas três décadas de um evento que se propôs a discutir a articulação entre temas como educação, tecnologia, ciência, pesquisa e mundo do trabalho. Para marcar essa justa homenagem, o professor André Viegas traz uma breve história do Seminário, e ex-coordenadores e espectadores contam um pouco de sua experiência com o evento. Também o professor Fernando Spilki, da Feevale, concedeu uma entrevista sobre a sua palestra no SIET do ano passado, a respeito das lições da pandemia para novos e velhos cientistas.

E as temáticas que sempre perpassam o SIET também são contempladas em textos de outros autores. Em nossas páginas, na seção Relatos, há a divulgação de experiências pedagógicas, como a da professora Maria Emília Lubian, que usou um recurso tecnológico emergente, o ChatGPT, em suas aulas, ou a da professora Íris Lisboa, que articulou o conceito de intertextualidade em trabalho com o gênero crônica. Há também o relato do maestro e professor Josimar Dias da Silva, que propôs a produção de radionovelas com seus estudantes. Finalizando os nossos relatos de práticas, há um texto dos professores Raquel Sebastiani, Inaciane da Silva e Jorge Amaral, que realizaram um trabalho interdisciplinar sobre educação financeira. As produções dos estudantes que resultaram dessas práticas mostram o talento de nossos jovens! E, claro, a competência de seus professores e professoras!

Também nos Relatos, destacam-se o texto de Dexter Seider, sobre como a pesquisa o levou à Suíça, e o dos professores de Ciências Humanas sobre o tradicional seminário da área, que, neste ano, abordou os 80 anos da CLT.

Na seção Lazer e Cultura, há uma resenha da estagiária Júlia da Silva Colombo, uma crônica do professor André Viegas e uma – pequena – amostra de textos de nossos estudantes a partir do concurso Liberarte 2023. Não deixe de conferir os demais textos – contos, crônicas e poemas – que fazem parte do livro do tradicional concurso de produção textual. Em nosso blog, confira também textos literários de Luís Silveira, Lucas Cecatto, Carla Casagrande, Eduardo Gluck e Djeison Hoerle. Ainda nessa mesma seção, o Eixo Cultura de nossa escola apresenta a importância das ações culturais na Liberato.

Na Galeria de Imagens, em nosso blog, você ainda encontra trabalhos de estudantes do professor Luiz Silveira, em Artes, e fotos feitas pelo Grupo Voluntários de Mídias na Mostratec de 2022.

Daiana Campani - Editora

Daiana Campani – Editora


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *