Brainly.com

rede-social

Brainly.com – Rede social educativa para alunos do Ensino Médio e Fundamental

As redes sociais na internet vêm ganhando espaço cada vez maior entre a população mundial. Dessa forma, diversos tipos de rede social surgiram, conforme a necessidade dos internautas. Uma dessas necessidades mundiais é a educação, importante para a formação e o desenvolvimento de qualquer país. Pensando nessa necessidade, surgiu a ferramenta Brainly.

A proposta da ferramenta, ou rede social, é criar um ambiente de aprendizagem colaborativo para os estudantes de ensino médio e ensino fundamental. É uma forma de construir o conhecimento através da diversão e da colaboração. Alguns escritores denominam este movimento de social learning.

A colaboração é realizada através da aquisição de pontos. O estudante, ao se cadastrar gratuitamente, ganha alguns pontos. Esses pontos são utilizados para solicitar a ajuda de outros estudantes. Para que o estudante ganhe mais pontos, ele precisa auxiliar outros estudantes. As respostas mais claras recebem pontos adicionais, conforme avaliação dos próprios estudantes. Dessa forma, a colaboração é mútua!

A qualidade das respostas é controlada por um grupo de moderadores, denominados especialistas. Um “obrigado” ao especialista pode iniciar uma nova amizade, fato corriqueiro nas redes sociais.

O primeiro grupo do brainly.com foi criado em 2009 e conquistou muitos alunos e professores rapidamente. Neste momento, a ferramenta está disponível em Brainly.com.br (Portugal e Brasil), Zadane.pl (Polônia), Znanija.com (Rússia, Ucrânia e outros países de origem Russa), E-aufgabe.de (Alemanha), NosDevoirs.fr (frança), Mideberes.Es (Espanha, México e América do Sul) e Eodev.com (Turquia).

A quantidade de soluções resolvidas e o número de participantes são bastante significativos visto que a rede começou a operar no Brasil no final de 2012. A figura a seguir mostra as disciplinas, a quantidade de soluções e a quantidade de estudantes participantes daquela disciplina.

Figura 1 - Quantidade de participantes

Figura 1 – Quantidade de participantes

 

O estudante, ao realizar tarefas, adquire pontos e também os emblemas (troféus ou “awards”). Assim como os emblemas, os estudantes que obtiverem mais pontos, aparecem no top ranking e, normalmente, possuem a maior quantidade de amigos. Esta é uma ótima oportunidade de reunir estudo e amizade além de socializar e colaborar.

Curioso com a ferramenta?? Entre em brainly.com.br e conquiste novos amigos e conhecimento!

Raul Gerhardt Professor do Curso Técnico de Informática para Web, Fundação Liberato

Raul Gerhardt
Professor do Curso Técnico de Informática para Web, Fundação Liberato

One Comment

on “Brainly.com
One Comment on “Brainly.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *