Fotografar é imaginar

O aparente “caráter não-simbólico” da fotografia faz com que ela seja vista como janela e não como imagem. As imagens fotográficas são criticadas pelos observadores (se é que são), apenas como espelhos do mundo exterior, não enquanto “visões de mundo” construídas por quem as produziu. O filósofo das imagens, Villém Flusser, nos alertar para um fato simples que, geralmente, não nos damos conta: “O que vemos ao contemplar as imagens técnicas não é ‘o mundo’, mas determinados conceitos relativos ao mundo.”

Há, no mínimo, duas realidades que se justapõem na fotografia: A primeira realidade é o contexto do ato fotográfico, o momento exato da captura dos raios de luz que rebatem nos objetos externos e registram uma imagem no material fotossensível da câmera. Essa é sua verdade interior, a qual possui uma história que a envolve e que deixa apenas sua marca luminosa de existência; A segunda realidade é a da representação, limitada pelo quadro bidimensional da imagem fotográfica. Trata-se de um recorte do tempo e do espaço, a construção de uma realidade outra que tem somente a aparência do passado da cena retratada, mas de fato se atualiza em uma fotografia que tem a potencialidade de ser, em última análise, um objeto de arte.

É precisamente sobre esta segunda realidade que age o fotógrafo em sua busca. A este não vai interessar mimetizar um mundo já conhecido, mas antes sua aventura será a de produzir algo realmente singular: Outros ângulos sobre objetos conhecidos; novas visões sobre as mesmas paisagens; conceitos novos sobre aquilo que ve e sente. Por outras palavras, fotografar é oferecer sentidos às coisas do mundo através da  subjetividade. É através desta perspectiva que podemos reconciliar a palavra imagem com outro termo que tem a mesma raiz: “imaginação”.

É pensando sobre estas e outras questões, que os alunos dos Cursos de Fotografia da Fundação Liberato produzem seus próprios olhares sobre o mundo através de imagens durante as atividades práticas propostas, como forma de estimular o experimentalismo, a criação e a elaboração de conceitos estéticos através da técnica de produção fotográfica. Aqui você confere algumas das fotos produzidas pelos alunos dos cursos.

Marcelo Salcedo Gomes

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