Sobre livros e batalhas…

05-Cronica-Sobre-Livros-e-Batalhas-Maior

Proponho-me, aqui, a relatar minha história. Uma história de superação e de luta. Uma batalha contra um inimigo extremamente forte, o tédio. Só depois de derrotá-lo é que eu conseguiria me apossar da arma que me seria útil pelo resto da vida.

Eu estava com onze anos de idade, na transição da infância para a adolescência. Minha vida não estava indo muito bem. Meus pais brigavam comigo por causa das minhas notas ruins na escola. Eu, porém, não entendia muito bem o que eles queriam dizer quando se referiam à “escola”. Para mim, a escola estava mais para uma fortaleza cuja transposição envolvia desafios e monstros medonhos, assim como nas histórias medievais. E, assim como nos contos e jogos que eu conhecia, os heróis buscavam uma arma para enfrentar dragões e desafios. Era o que eu precisava, uma “espada”… Precisava de algo que me ajudasse a vencer os duelos que me aguardavam.

Decidi, então, pedir auxílio para a pessoa mais sábia que conhecia em meu castelo, minha mãe. Ela disse que, para enfrentar aquela estupenda e medonha fortaleza, era preciso adquirir a arma mais forte de todo o universo, o conhecimento, e que, para isso, seria preciso vencer o tédio, um inimigo mais forte ainda, o então dragão de sete cabeças.

Ela me revelou que o conhecimento seria adquirido pelo livro, e, se eu realmente desejasse alcançá-lo, deveria começar com pequenas amostras desse universo, com suaves doses, iniciando pelos níveis mais fáceis desse “jogo”.

Tudo aquilo que ela falara me animou bastante. Eu, menino ingênuo neste mundo complicado, tentei logo capturar o aprendizado nos livros de enfermagem que eram da minha mãe. Péssimo erro. O dragão do tédio quase me carbonizou vivo.

Passada aquela experiência, vi que não poderia desistir. Haveria de ter uma arma que desenvolvesse em mim a vontade de continuar nesta busca… Então, segui em frente. Enfrentei mais dragões do que se pode imaginar, mas valeu a pena.

Tinha conseguido a arma necessária para encarar a temida escola: a leitura e o conhecimento que ela nos proporciona. E passei muito bem por todas as etapas escolares, nenhum desafio foi capaz de me parar, os livros e o conhecimento me ajudaram a vencer. Fortaleza combatida e cabeça sempre funcionando, nunca mais deixei de adquirir o conhecimento pelos livros. Hoje eles sempre estão ao meu lado para qualquer desafio.

Felipe da Cruz Richter Turma 3111 Fundação Liberato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *