Parece incrível, mas desde nosso início em 2010, já se passaram dez anos de publicação e estamos na vigésima edição. O tempo voa e traz novidades, mas também faz com que nos envolvamos com temas que são perenes.
Esta edição traz a entrevista “(Des)caminhos do desenvolvimento brasileiro”, com o economista Jonattan Rodrigues Castelli, realizada pelas professoras Hildete Flores Rodrigues e Raquel Vieira Sebastiani da área de Ciências Humanas da Fundação Liberato. Castelli realiza pesquisas nas áreas de desenvolvimento econômico, economia brasileira, instituições e mudança tecnológica.
Felipe Richter, da turma 3111, do Curso Técnico de Mecânica, nos apresenta uma belíssima crônica denominada “Sobre livros e batalhas…” em que ele nos conta uma história de superação e de luta.
Já a professora Elizabete Kuczinski Nunes nos brinda com o conto “…É isso aí.” cuja história de duas amigas nos diverte e surpreende.
Emoção na certa é o poema “Pedro e a lagoa”, do professor André Viegas.
O professor Vilson Schütz, na disciplina de Filosofia, apresenta textos dos alunos de terceiras séries sobre o “Último discurso”, de Charles Chaplin, lido antes da exibição do filme “O grande ditador”. Os alunos foram estimulados a também produzirem seus últimos discursos para deixar para a sociedade. Vilson também escreve sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do pensamento autônomo no texto “Ler ou não ler”.
Outro relato fica por conta da professora Daiana Campani, de Língua Portuguesa e Literatura, “A crônica na sala de aula: um relato de experiência”, em que ela seleciona textos de alunos das primeiras séries do Curso de Eletrônica para esta edição.
Inaugurando a coluna “A Fundação Liberato na minha vida “, temos o texto “O retorno de saturno: a matemática da vida”, da professora Maira Daniel, em que ela nos fala de um colega muito querido de todos nós da Fundação Liberato.
Na galeria, encontramos a sugestão de leitura feita pela professora Regina Ungaretti e a sugestão de filme apresentada pela professora Inaciane da Silva. Vale a pena conferir.
Boa leitura!
Legal Carmem. Eu participei das primeiras edições escrevendo textos. Agora a querida amiga Maira resolveu fazer um texto sobre minha pessoa. Fiquei muito feliz com a iniciativa. Grande abraço.
Report comment