NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, nos seus 43 anos de existência, sempre primou por um ensino de qualidade que enfatizasse, além da área científica e tecnológica, a formação humana e cultural. Diante disso, houve a iniciativa, por parte da Direção Executiva, de sistematização dessas áreas a fim de aprofundar estudos e construir propostas que atendam às demandas e às necessidades do mundo contemporâneo. Para tanto, foi instituído no início de 2010, o Núcleo de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia dividido em três eixos que constituem espaços de reflexões e proposições de idéias. O eixo Educação busca estabelecer troca de experiências com escolas de ensino fundamental da região do Vale dos Sinos entre outras que tradicionalmente formam alunos que desejam estudar na Fundação Liberato, a fim de qualificar o processo de ingresso na Instituição. Além disso, pretende conhecer esse o jovem com vistas a compreender sua forma de aprender, suas dificuldades e sua realidade social.

O eixo Cultura promove ações que articulam cultura, arte e ecologia. E para estimular e propagar esses campos de conhecimento, no decorrer do ano letivo, são organizados viagens de estudo; palestras; festivais de teatro, de dança e da canção; concurso de conto, crônica e poema; saraus poéticos e mostra de cinema.

O eixo Ciência e Tecnologia trabalha na revisão, normatização e atualização de manuais de pesquisa, propõe cursos de metodologia de pesquisa e organiza a Feira Interna de Ciência e Tecnologia. A FEICIT, que ocorre no mês de outubro, além de reunir trabalhos desenvolvidos pelos alunos de todas as séries durante o ano letivo, seleciona projetos para participar da Mostra Internacional de Tecnologia (MOSTRATEC) que se realiza posteriormente.

Dessa forma, a Fundação Liberato estabelece uma constante discussão e troca de conhecimento que permitirão a sua inserção num mundo cada vez mais desafiador que exige da educação uma postura firme, responsável e comprometida.

 

Ana_Rogeria
Ana Izabel Fernandes e Rogéria Silveira Pacheco
Professoras da Fundação Liberato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *