O PAPEL DO DESIGN(ER)

Atualmente todos ouvimos falar no termo “Design(er)”, porém muitos não sabem o que realmente esta palavra significa e qual a sua importância no nosso cotidiano.

Segundo a definição extraída do livro Design Industrial de Bernd Löbach: “o design é uma idéia, um projeto ou um plano para a solução de um problema determinado. O design consiste, então, na corporificação desta idéia para, com a ajuda dos meios correspondentes, permitir a transmissão aos outros. Já que nossa linguagem não é suficiente para tal, a confecção de croquis, projetos, amostras, modelos constitui o meio de tornar visualmente perceptível a solução de um problema.”

Pois bem, design nada mais é que, simplificadamente, a capacidade de transformar o ambiente e os produtos/objetos, modificando e melhorando, assim, a relação entre o usuário-produto.
Esta importância que o design atingiu, atualmente, nos mostra que estamos diante de um sintoma da sociedade contemporânea: o consumismo de diferenciação, ou seja, a busca pelo diferente e inovador, que tenha valor simbólico agregado.

O consumidor agora está “descobrindo” e valorizando o design, pois este se tornou estratégia de diferenciação no mercado, ou seja, há cada vez mais produtos de consumo diferenciados à nossa disposição. As lojas estão lotadas de objetos de várias formas e cores, materiais e tecnologias empregadas, todos com o intuito de chamar atenção do consumidor, com a intenção de suprir suas necessidades e desejos de consumo.

E é neste filão que as empresas estão investindo, em que a diferenciação dos concorrentes se dá pelo design dos produtos, o que vai além da estética, com participação cada vez mais do nosso cotidiano, da nossa identidade. O design, portanto, cria além de uma estética agradável aos olhos, a identidade do produto.

Com base nesta dimensão é que devemos então perceber o quanto o profissional de design, o designer, é de fundamental importância no nosso dia-a-dia. É este profissional que busca todos os conhecimentos necessários para a elaboração e solução dos produtos, os quais almejamos diante das vitrines, é ele que compreende a demanda, o público-alvo, seu desejos, valores e cultura; adicionando ainda toda sua técnica, conhecimentos de fabricação e criatividade. Toda esta capacidade de união de conhecimentos e informações contribui, portanto, para o incremento e oferta de produtos mais competitivos, em qualquer que seja o segmento, que se encontram no mercado cada vez mais agressivo.

O design(er) é essencial não apenas por desenvolver um produto esteticamente belo ou por agregar valor e significado ao produto, mas também por permitir que a indústria e o mercado sejam mais competitivos, tendo sempre em mente que agradar os consumidores, atender seus anseios e conquistar seu interesse são primordiais, pois os usuários estão sempre ávidos por novidades.


Ardalla Ziembowicz Vieira 

Designer de Produtos (UNIFRA/ 2005)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *