Livro: A Quinta Estação

05-livro-5-estacao-book

Do alto da montanha, o homem se concentra. A terra treme e uma grande fenda vermelha rompe o único continente da Quietude, expelindo cinzas que trarão trevas por anos. Ou séculos. Uma mulher volta pra casa e encontra seu filho morto, estrangulado pelo pai. É assim que o mundo termina. E desta forma a Quinta Estação inicia.

A Quinta Estação, livro de N.K Jemisin, é editado no Brasil pela Morro Branco, em formato brochura, com 560 páginas.

A autora concebe um mundo, a Quietude, onde o foco principal é a terra. Não, não a superfície da terra, suas profundezas. Um mundo onde a ocorrência de terremotos é uma constante, e eventos que provocam o colapso da civilização são certos, tanto que são chamados de estações. O único recurso da humanidade são os orogenes, humanos com a extraordinária capacidade de manipular as energias geotermais. O poder é tanto que, mesmo sem querer, podem causar morte e destruição. Os rogga, como são depreciativamente chamados pelo povo, são temidos e odiados.

A narrativa é agil, direta, capturando a atenção do leitor. Três mulheres, Essun, a mãe em busca de vingança e do resgate de sua filha, Dayamara, a menina aprendendo a usar suas habilidades, e Syonite, a ambiciosa jovem que busca reconhecimento por seu valor, se alternam como personagem principal a cada capítulo, descrevendo, através de seus pontos de vista, o criativo e original mundo ficcional criado por Jemisin. Através da fantasia, ela constrói uma sociedade cruel e injusta, ordens secretas lutando pelo poder, as pessoas organizadas em castas, em função de sua origem e profissão. Uma luta diária pela sobrevivência, sem tempo para raciocinar, sem espaço para a esperança. Tampouco compaixão.

Embora a obra seja classificada como ficção científica, Jemisin transita com naturalidade pela fantasia. Por isso, muitos críticos literários referem-se a ela como um dos grandes nomes da ficção especulativa contemporânea.

A Quinta Estação, primeiro volume da trilogia “A Terra Partida”, conquistou o Hugo, o mais importante prêmio de ficção científica e fantasia em língua inglesa. Os livros seguintes, O Portão do Obelisco e The Stone Sky, receberam a mesma premiação, fazendo de N.K. Jemisin a única escritora a receber três vezes esta honraria.

Para os fãs de ficção científica e fantasia, é uma obra imperdível. Para quem gosta de personagens complexos e tramas sofisticadas, é uma recomendação certa. Leiam a Quinta Estação. Vão se surpreender, eu aposto.

Marcos Zuccolotto
Professor do Curso de Eletrônica
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *