Liberarte 2021

07-maior

O Liberarte é um concurso de contos, crônicas, poemas e desenhos, que busca incentivar os estudantes da Liberato a, através do uso da linguagem e da criatividade, expressarem seus sentimentos. Afinal, a Literatura, assim como as demais formas de Arte, é isso: a manifestação do espírito humano, da nossa subjetividade, das alegrias e das tristezas, das angústias e do contentamento, do amor e do desamor, da esperança…Enfim, manifestação da vida que há em nós.

Mas por que uma escola técnica, preocupada com a pesquisa, promove um concurso literário desde 1978? Porque somos uma escola que busca a formação integral do estudante. Somos uma escola que faz ciência, mas que também valoriza o belo. Somos a Liberato! Como disse Bertold Brecht, dramaturgo alemão: “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”.

Passamos uma parte muito importante de nossas vidas na escola, sejam as horas diárias em sala de aula e no convívio entre estudantes, professores e funcionários de apoio, sejam os anos entre o nosso primeiro dia de pré-escola e a conclusão do curso técnico, ou, para aqueles que seguem adiante, da faculdade. Todo esse tempo dentro da escola é vida e, como tal, não pode ser consumido apenas pensando na capacitação técnica, na profissão, no porvir.

E nem mesmo o distanciamento social e as aulas remotas foram capazes de nos parar. Realizamos, pela primeira vez, o Liberarte on-line. Sim, foi um processo desafiador. A divulgação, as limitações que as oficinas pelo Meet nos trouxeram e até mesmo a cerimônia de premiação. Mas vencemos essas adversidades e ainda ousamos inovar com a possibilidade do Voto Popular para o melhor desenho.

Mesmo atrás de uma telinha, não faltou a paixão pela arte. Foi verdadeiramente incrível conhecer o talento e o que está na essência dos nossos estudantes e, através da arte da escrita, conhecer um pouco de seus anseios. Talvez os mesmos que nós tínhamos quando também éramos adolescentes, talvez alguns mais intensos devido ao mundo mais acelerado, com muito mais acesso à (ou excesso de) informação que experimentamos hoje e, também, pelo momento atual tão conturbado pelo qual estamos passando.

Nesse contexto, nada melhor do que a transcendência e do belo proporcionado pelas artes para nos trazer alento, alívio e alegria. Tudo isso só nos faz ver mais uma vez a importância da expressão artística em nosso dia a dia, afinal ela é a ponte que liga nossa razão à nossa emoção. Ela nos faz crescer como seres mais humanos.

Neste ano, o concurso contou com 37 contos, 31 crônicas, 70 poemas em língua portuguesa, mais 19 textos em língua estrangeira e 6 desenhos para a arte da capa.

Clique aqui para conferir todos textos e os vencedores de cada modalidade.

Rafaela Janice Boeff de Vargas Professora da Fundação Liberato e Coordenadora do Liberarte 2021

Rafaela Janice Boeff de Vargas
Professora da Fundação Liberato e Coordenadora do Liberarte 2021

One Comment

on “Liberarte 2021
One Comment on “Liberarte 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *