Vitória da Equipe Atlantic no II Desafio de Crítica da Mídia – UFRGS

26maior

Ana Júlia Griebler -2112
Douglas Siqueira – 2324
Felipe Micael Zorn – 2324
Gabriela Lemos de Souza – 2112
Luana Rauber Sostisso – 4324

 A Fundação Liberato participou e venceu o II DESAFIO DE CRÍTICA DA MÍDIA organizado pelo GCCOP – Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder da UFRGS. O grupo Atlantic, vencedor do desafio, foi composto por cinco integrantes: Ana Júlia Griebler (representante), Gabriela Lemos de Souza (vice-representante), Luana Rauber Sostisso, Douglas Siqueira e Felipe Micael Zorn e a professora, Maria Emilia Lubian, madrinha do grupo.

20210909_223401

A Equipe Atlantic teve a oportunidade de participar de cursos, formações e mentorias com acadêmicos e professores da área da comunicação e mídias da UFRGS. O desafio ocorreu de 02 de agosto até o dia 09 de setembro, fazendo com que pudéssemos apreciar a produção de conteúdo midiático de qualidade, de maneira a romper com a desinformação pelas fake news, substituindo-as por conteúdo de qualidade e com fontes confiáveis. Assim, a pesquisa e o desenvolvimento da crítica passaram a fazer parte de nosso cotidiano como jovens que fazem um curso técnico. O II Desafio de Crítica da Mídia consistiu em minivideoaulas e na realização de tarefas. As videoaulas foram desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado em Comunicação, professores convidados e por graduandos do curso de Relações Públicas, que contaram com o apoio de professores e pesquisadores da UFRGS.

Após o final de cada aula, as equipes de alunos receberam tarefas que valiam pontos, envolvendo a análise e o desenvolvimento de produtos midiáticos. Essas tarefas, entregues no decorrer do Desafio, foram realizadas pelos estudantes de forma caseira, com uso de aparelho celular ou computador pessoal com acesso à internet, sempre respeitando as recomendações e normas de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. No começo do desafio, a Equipe Atlantic tirou a menor nota, e os seus integrantes pensaram que o primeiro lugar já não era uma opção. Mas, depois da primeira tarefa, a Equipe ficou em primeiro em todas as notas parciais (placar) do desafio e tendo a melhor nota em quase todas as atividades. Foram realizados meets de mentoria com pesquisadores da UFRGS para a realização de cada tarefa e os integrantes se esforçaram ao máximo em todas elas.

Os temas de estudo do desafio que estiveram presentes nas atividades foram localizar fake news nas redes sociais, checar e redigir uma notícia, analisar criticamente conteúdos publicitários, produzir fotos com temática ambiental e vídeos sobre os conteúdos abordados durante o Desafio. Em função da pandemia, as oficinas ocorreram em forma de gincana on-line, denominando-se Desafio de Crítica da Mídia.

O II Desafio, em 2021, envolveu quatro grupos de alunos de Novo Hamburgo e Veranópolis, sendo que dois dos grupos representaram a Fundação Liberato, a Equipe Atlantic e a Equipe Eltec, que conquistaram o primeiro e o terceiro lugar.

A equipe Atlantic deixa a sua mensagem sobre sua participação no II Desafio de Crítica de Mídias:

1

Oii, meu nome é Ana Júlia Griebler (insta: @ana_griebler), tenho 16 anos, moro em Estância Velha e estou na 1ª série do Curso de Eletrotécnica.

Gostei muito do desafio, aprendi mais a trabalhar em equipe, tive novas experiências e foi bem divertido. No começo eu não sabia muito o que era esse desafio, por isso tiramos uma nota baixa na primeira tarefa, mas depois nós fomos nos conhecendo melhor e entendendo mais o propósito do desafio. Espero participar de mais desafios assim!

Ana Júlia 2112

 

 

 

2

Olá, meu nome é Gabriela Lemos de Souza (insta: @_bellah.gabriela_), tenho 15 anos, moro em São Sebastião do Caí, sou da 1ª série do Curso de Eletrotécnica.

Este desafio me ajudou a ver as mídias sociais de uma maneira diferente da qual eu costumava ver. Conseguiu me fazer pensar bastante (algo meio raro) e acredito que me ajudou, de alguma forma, a me interessar mais por estudos tanto da escola quanto fora. Estou achando bem diferente e divertido, trabalhar com este grupo é algo muito bom e digamos que me faz sentir mais à vontade dando minhas opiniões.

Gabriela Lemos de Souza – 2112

 

 

 

 

 

 

 

3Oi, meu nome é Felipe Micael Zorn, estudo no Curso de Eletrotécnica, tenho 18 anos, faço parte da turma 2324 e moro em Novo Hamburgo.

Gostei do desafio, embora ele seja muito cansativo e tenha me deixado exausto durante essas semanas, mas é bastante recompensador ver que estamos nos saindo bem. É muito difícil conciliar a Liberato com um desafio tão frenético como esse, nem a gincana me foi tão cansativa como o Desafio de Crítica da Mídia está sendo, mas, no fim, eu gosto.

Felipe Zorn 2324

 

 

 

 

4Olá, eu sou o Douglas Siqueira, tenho 17 anos, curso Eletrotécnica, moro em Novo Hamburgo e sou da turma 2324.

Podemos tirar vários aprendizados e entender como funciona essa questão do que está na mídia: propagandas, persuasão, notícias, fake news… Trabalhar em grupo é essencial e também aprendemos a lidar com isso. E, por fim, a competição e o desafio estimulam muito as pessoas a sempre melhorarem e darem o melhor de si, achei muito interessante essa iniciativa!

Douglas Siqueira 2324

 

 

 

5Sou Luana Rauber Sostisso, tenho 17 anos, e estudo na Fundação Liberato desde 2019. Moro em Novo Hamburgo e curso Eletrônica. Meu ponto forte é a energia e adoro aprender coisas novas!

Com a questão das aulas remotas, surgiu a possibilidade da maior participação em projetos e workshops, como esse. A publicidade sempre foi um tema que me interessou bastante, sendo, inclusive, considerada como opção de graduação. O desafio me proporcionou aprendizado específico nas mídias, novas maneiras de enxergar e criticar o que está ao meu redor e, principalmente, foi uma maneira de impulsionar o trabalho em equipe.

Luana Rauber 4324

 

Link da tarefa 2 – https://twitter.com/i/status/1424787418989858817

Link da tarefa 5 – https://www.instagram.com/tv/CSzu9JVlHTy/?utm_medium=copy_link

Link da tarefa 9 – https://www.youtube.com/watch?v=RvQ9NOF4Jb8

 

Referências:

ATLANTIC. Vídeo de conclusão do II Desafio de Crítica da Mídia. Disponível em: https://youtu.be/WmuBMH3TesI. Acesso em: 4 out. 2021.

GCCOP – Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder da UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gccop/. Acesso em: 4 out. 2021.

MORÁS, Nicole. GCCOP. II Desafio de Crítica da Mídia chega ao final e celebra jornada de aprendizado. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gccop/2021/09/10/ii-desafio-de-critica-da-midia-chega-ao-final-e-celebra-jornada-de-aprendizado/ . Acesso em: 4 out. 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *