Programa Desafio Impulso

13-maior

No ano de 2020, iniciaram, na Fundação Liberato, as ações relativas ao programa Desafio Impulso. O programa é uma ação da Incubadora Tecnológica da Liberato (ITEL) e busca o aprimoramento das ideias advindas dos projetos de pesquisa de estudantes matriculados, egressos e membros da comunidade escolar. Tem por objetivo desenvolver o empreendedorismo na Liberato e na região.

Como ações iniciais, ainda no final de 2020, cerca de vinte turmas dos cursos diurnos receberam a visita virtual da equipe que atua na Incubadora Tecnológica Liberato (ITEL). Nessa oportunidade, os estudantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela Incubadora.

Entre os meses de maio e julho de 2021, o Impulso promoveu formações, iniciando com encontros virtuais com as turmas, impactando mais de mil estudantes entre os cursos diurno e noturno. Na sequência, o workshop “Como tirar uma ideia empreendedora do papel e fazer um pitch?”, ministrado por Hugo Chaves, coordenador de metodologias e implementação de projetos da Educação Livre (SESI/UNESCO), contou com 163 inscritos.

Esses dois primeiros movimentos precederam o período de imersão no Desafio Impulso 2021, no qual, ao longo de dois sábados, as 36 equipes inscritas desafiaram-se a trabalhar as suas ideias de forma virtual e com o apoio de 27 mentores, das mais diversas formações e regiões do Brasil, via plataforma Discord. Além disso, participaram de lives com dicas preciosas dos experts da banca, formada por representantes de diversos segmentos da região: Artur Gibbon (diretor da Reginp), Débora Chagas (coordenadora do SEBRAE), Eduardo Spier (diretor da Sicredi Pioneira), Igor Drews (business partner da StartSe), Fábio Junges (diretor da Teevo) e André da Rocha (diretor-presidente do Avança Novo Hamburgo). Ao final do processo, dos 21 semifinalistas, 16 passaram pela banca, que teve a missão de avaliar os pitches dos finalistas.

A primeira etapa do Impulso 2021 encerrou com quatro menções honrosas e dez equipes premiadas com um período de pré-incubação na ITEL e formação no Sebrae Start, ambos de forma gratuita, além de consultorias para melhorar as propostas de negócio. Ao total, os prêmios possuem um valor agregado em torno de 50 mil reais.

Na segunda fase do programa, as dez equipes trabalharão junto a profissionais reconhecidos no mercado para desenvolver e validar as ideias inovadoras de negócio no sentido de torná-las comercialmente viáveis.

A equipe ITEL já está trabalhando no Desafio Impulso 2022. Para saber mais sobre o programa, basta acessar o Instagram da Incubadora (@incubadoraitelimpulso) ou o site http://www.incubadoraliberato.com.br/.

Aline Batista de Sousa.
Agente Educacional no Curso Técnico de Química
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *