Registrando boas práticas nas escolas públicas: a experiência do Podcast Acontece no Ensino

escola1

Volta e meia ouvimos ou lemos na imprensa alguma história fascinante de alguma aluna ou algum aluno que superou qualquer expectativa e realizou um marco notável, ou de alguma escola e seus profissionais que ganharam destaque por alguma ação ou resultado. É bem verdade que essas histórias inspiram e levam todas as pessoas que trabalham com educação a pensarem sobre sua profissão e o impacto que podem ter na vida estudantil e na república como um todo.

Porém, falhamos em notar que existem práticas maravilhosas acontecendo bem debaixo de nossos narizes, naquelas escolas de bairro, onde alguma professora inovou sua forma de ensinar conjuntos numéricos no Ensino Fundamental, onde um professor realizou um projeto de pesquisa com jovens no Ensino Médio e foi premiado em uma feira de ciências, ou ainda na escola de Educação Infantil que organizou um espetáculo e atraiu as mães e pais até a escola, resolvendo um tradicional problema de falta de participação das famílias na vida escolar de suas filhas e filhos.

Foi nesta perspectiva que, há dois anos, em abril de 2020, o podcast Acontece no Ensino foi publicado. Entrevistando professoras e professores que contam suas histórias, suas trajetórias e experiências, o Acontece – como é conhecido – reuniu e continua a reunir diversos relatos de experiências em formato de áudio. Hoje, o podcast conta com 18 entrevistas, em sua maioria com profissionais que atuam ou atuaram na Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS.

Sua principal contribuição, talvez, sejam as séries sobre a Feira Municipal de Ciências e Ideias (FEMUCI), de Esteio, onde os vencedores das categorias falam de sua trajetória – desde a concepção do trabalho pelos alunos na sala de aula até o momento da premiação na feira municipal. Essas entrevistas contam, também, com a participação dos próprios estudantes, enriquecendo a fala e dando subsídios para profissionais que enfrentam ou enfrentarão o mesmo desafio (o de orientar um trabalho de pesquisa na Educação Básica) e mostrando a potência da educação pública.

O Acontece no Ensino está disponível em todas as plataformas de podcast e no Youtube, além de fazer publicações no Instagram (@acontecenoensino).

216470898_791396351551727_4689622986091869649_n

Guilherme Sumariva, prof. de História da Rede Municipal de Ensino de Esteio, criador e editor do Acontece no Ensino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *