A pandemia de covid-19 , decretada pela OMS em 11 de março de 2020, surpreendeu a todos e foi a causa de mudanças extremas na promoção de feiras e eventos em decorrência da orientação de distanciamento social. Em um período de incertezas, não se sabia da amplitude que a pandemia tomaria; portanto, persistiam muitas indecisões e dificuldades quanto ao planejamento a médio prazo. A dificuldade de ingresso de visitantes, principalmente de estrangeiros e uma possível não liberação de aglomerações, eram os primeiros indícios da impossibilidade para um evento presencial.
Os eventos tradicionais como a Mostratec Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, e o SIET – Seminário Internacional de Educação Tecnológica, tinham ocorrido, até 2019, sempre de forma presencial. Caracterizavam-se pelo contato físico, pelo encontros de velhos e novos amigos, com apertos de mão e abraços.
Com a aproximação das datas programadas para os eventos e a confirmação de que não poderiam ocorrer como antes diante daquele contexto, vislumbrou-se a possibilidade de realizá-los na modalidade on-line. Portanto, seria um grande desafio alterar essa experiência de conexões pessoais e culturais arraigadas e vinculadas a esses momentos. Além do que, cada comissão precisaria encontrar, conhecer e utilizar ferramentas desconhecidas até então.
Assim, foi necessária também muita criatividade para planejar um conteúdo que despertasse o interesse do público, ao mesmo tempo que estivesse alinhado com os objetivos do SIET, por exemplo. Deveria estar integrado com a área da educação e relacionado com os eixos da educação profissional. E um novo desafio se apresentava, ou seja, elaborar uma proposta que abordasse um tema vinculando a realidade instaurada e uma discussão na busca de soluções.
Levar o SIET presencial para o mundo virtual exigiu engajamento e muito conhecimento técnico. Foi necessário analisar qual a melhor plataforma, pesquisar uma ferramenta de gravação e de transmissão, além da articulação com palestrantes que em parte desconheciam esse ambiente virtual de palestras. Também foi imprescindível pensar no design, na qualidade da internet, na divulgação, nas inscrições, em toda a estrutura tecnológica, na certificação e na elaboração de um roteiro que garantisse uma sequência organizada e compreensível para iniciantes nessa modalidade.
Vencidas as preocupações e desafios iniciais, percebeu-se que, com o evento on-line, o alcance seria muito maior e outras possibilidades de interação se apresentariam. Foi, portanto, possível integrar centenas de pessoas de cidades, estados e países diferentes. Boa parte desse público talvez não teria participado de forma presencial em função da distância, tempo na agenda, custos de deslocamento. De forma simultânea, esses inscritos ficaram conectados a uma transmissão em tempo real. O novo formato facilitou a gravação para a disponibilização das atividades para um público ainda mais amplo e de forma irrestrita.
A discussão sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e docentes nas escolas de educação básica e a constante e necessária atualização tecnológica motivaram a organização da edição on-line do SIET 2020. Os critérios considerados na escolha do tema basearam-se, como dito acima, principalmente pela situação de isolamento social ocasionada pela pandemia da covid-19 e a busca pelas ferramentas de tecnologia educacional, como as plataformas e ambientes virtuais. Dessa forma, o seminário se chamou “EDUCAÇÃO, PESQUISA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES PARA ALÉM DA PANDEMIA”.
As dificuldades foram imensas, mas os frutos nos conduziram para o ano de 2021, e a comissão estava mais bem preparada para planejar e organizar o SIET novamente no formato virtual. Muitos dos erros e dificuldades encontradas em 2020 foram importantes para o aprendizado e os ajustes no ano seguinte.
BNCC: PESQUISA, EXTENSÃO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA foi o tema do SIET 2021. O evento propôs um debate a respeito da implantação da Base Nacional Comum Curricular e as possibilidades de trabalho no que se refere à pesquisa e práticas no Ensino Médio e na educação profissional, levando em conta o perfil do egresso no itinerário da formação técnica e profissional num futuro próximo. O Seminário discorreu sobre o ser humano e a sua relação/adaptação com o rápido desenvolvimento tecnológico do mundo do trabalho, procurando traçar as competências e os caminhos para o desenvolvimento sustentável na vida social, nas relações de trabalho e no desenvolvimento humano. Foi um evento com grande público, intensa participação e uma excelente avaliação por grande parte do público. Ao final dessa jornada, havíamos alcançado grande experiência e aprendizado.
De um modo geral, os eventos passaram a considerar diferentes modalidades de oferta. Em um mundo com constantes avanços tecnológicos, observamos, talvez mais que em outros momentos, que as Mídias, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs ), recursos e ferramentas integradas em nosso dia a dia interferem em nosso modo de trabalhar, na nossa comunicação e em nossos relacionamentos. Esses recursos tecnológicos também fazem parte de uma nova forma de aprendizado, que necessita ser compreendida, utilizada e constantemente reavaliada.
Essas ferramentas trazem aspectos muito positivos, criando oportunidades e possibilidades de ampliar o conhecimento e a participação de indivíduos, ocorrendo assim uma maior democratização e facilitação do acesso do público que está em busca de qualificação.
No caso do ensino formal, a discussão do presencial versus a distância aponta para um modelo híbrido como o ideal na grande maioria dos estudos. Nos eventos acadêmicos e científicos remotos, os palestrantes e o público não estão juntos fisicamente, mas não deixam de estar conectados. Saímos do contato físico para o contato virtual vencendo barreiras de espaço e tempo e quebrando paradigmas. Ainda há a possibilidade do híbrido, em que é possível atender àquele que não pode participar presencialmente e proporcionar também o contato físico próprio do humano.
No caso do seminário SIET, construímos um caminho que permanecerá e continuará a ser trilhado nas próximas edições. No futuro deverá ser ampliado cada vez mais, por meio da adoção de novas ferramentas ou na inclusão de um público que ainda não participa.