Seminários on-line, experiências e aprendizados

Ead1

A pandemia de covid-19 , decretada pela OMS em 11 de março de 2020,  surpreendeu a todos e foi a causa de mudanças extremas na promoção de feiras e eventos em decorrência da orientação de distanciamento social. Em um período de incertezas, não se sabia da amplitude que a pandemia tomaria; portanto, persistiam muitas indecisões e dificuldades quanto ao planejamento a médio prazo. A dificuldade de ingresso de visitantes, principalmente de estrangeiros e uma possível não liberação de aglomerações, eram os primeiros indícios da impossibilidade para um evento presencial.

Os eventos tradicionais como a Mostratec Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, e o SIET – Seminário Internacional de Educação Tecnológica, tinham ocorrido, até 2019, sempre de forma presencial. Caracterizavam-se pelo contato físico, pelo encontros de velhos  e novos amigos, com apertos de mão e abraços. 

Com a aproximação das datas programadas para os eventos e a confirmação de que não poderiam ocorrer como antes diante daquele contexto, vislumbrou-se a possibilidade de realizá-los na modalidade on-line. Portanto, seria um grande desafio alterar essa experiência de conexões  pessoais e culturais arraigadas e vinculadas a esses momentos. Além do que, cada comissão precisaria encontrar, conhecer e utilizar ferramentas desconhecidas até então.

Assim, foi necessária também muita criatividade para planejar um conteúdo que despertasse o interesse do público, ao mesmo tempo  que estivesse alinhado com os objetivos do SIET, por exemplo. Deveria estar integrado com a área da educação e relacionado com os eixos da educação profissional. E um novo desafio se apresentava, ou seja, elaborar uma proposta que abordasse um tema vinculando a realidade instaurada e uma discussão na busca de soluções.

Levar o SIET presencial para o mundo virtual exigiu engajamento e muito conhecimento técnico. Foi necessário analisar qual a melhor plataforma, pesquisar uma ferramenta de gravação e de transmissão, além da articulação com palestrantes que em parte desconheciam esse ambiente virtual de palestras. Também foi imprescindível pensar no design, na qualidade da internet, na divulgação, nas inscrições, em toda a estrutura tecnológica, na certificação e na elaboração de um roteiro que garantisse uma sequência organizada e compreensível para iniciantes nessa modalidade.

Vencidas as preocupações e desafios iniciais, percebeu-se que, com o evento on-line, o alcance seria muito maior e outras possibilidades de interação se apresentariam. Foi, portanto, possível integrar centenas de pessoas de cidades, estados e países diferentes. Boa parte desse público talvez não teria participado de forma presencial em função da distância, tempo na agenda, custos de deslocamento. De forma simultânea, esses inscritos ficaram conectados a uma transmissão em tempo real. O novo formato facilitou a gravação para a disponibilização das atividades para um público ainda mais amplo e de forma irrestrita.

A discussão sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e docentes nas escolas de educação básica e a constante e necessária atualização tecnológica motivaram a organização da edição on-line do SIET 2020. Os critérios considerados na escolha do tema basearam-se, como dito acima, principalmente pela situação de isolamento social ocasionada pela pandemia da covid-19 e a busca pelas ferramentas de tecnologia educacional, como as plataformas e ambientes virtuais. Dessa forma, o seminário se chamou “EDUCAÇÃO, PESQUISA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES PARA ALÉM DA PANDEMIA”.

As dificuldades foram imensas, mas os frutos nos conduziram para o ano de 2021, e a comissão estava mais bem preparada para planejar e organizar o SIET novamente no formato virtual. Muitos dos erros e dificuldades encontradas em 2020 foram importantes para o aprendizado e os ajustes no ano seguinte.

BNCC:  PESQUISA, EXTENSÃO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA foi o tema do SIET 2021. O evento propôs um debate a respeito da implantação da Base Nacional  Comum Curricular e as possibilidades de trabalho no que se refere à pesquisa e práticas no Ensino Médio e na educação profissional, levando em conta o perfil do egresso no itinerário da formação técnica e profissional num futuro próximo. O Seminário discorreu sobre o ser humano e a sua relação/adaptação com o rápido desenvolvimento tecnológico do mundo do trabalho, procurando traçar as competências e os caminhos para o desenvolvimento sustentável na vida social, nas relações de trabalho e no desenvolvimento humano. Foi um evento com grande público, intensa participação e uma excelente avaliação por grande parte do público. Ao final dessa jornada, havíamos alcançado grande experiência e aprendizado.

De um modo geral, os eventos passaram a considerar diferentes modalidades de oferta.  Em um mundo com constantes avanços tecnológicos, observamos, talvez mais que em outros momentos, que as Mídias, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs ), recursos e ferramentas integradas em nosso dia a dia interferem em nosso modo de trabalhar, na nossa comunicação e em nossos relacionamentos. Esses recursos tecnológicos também fazem parte de uma nova forma de aprendizado, que necessita ser compreendida, utilizada e constantemente reavaliada. 

Essas ferramentas trazem aspectos muito positivos, criando oportunidades e possibilidades de ampliar o conhecimento e a participação de indivíduos, ocorrendo assim uma maior democratização e  facilitação do acesso do público que está em busca de qualificação.

No caso do ensino formal, a discussão do presencial versus a distância aponta para um modelo híbrido como o ideal na grande maioria dos estudos. Nos eventos acadêmicos e científicos remotos, os palestrantes e o público não estão juntos fisicamente, mas não deixam de estar conectados. Saímos do contato físico para o contato virtual vencendo barreiras de espaço e tempo e quebrando paradigmas. Ainda há a possibilidade do híbrido, em que é possível atender àquele que não pode participar presencialmente e proporcionar também o contato físico próprio do humano.

No caso do seminário SIET, construímos um caminho que permanecerá e continuará a ser trilhado nas próximas edições. No futuro deverá ser ampliado cada vez mais, por meio da adoção de novas ferramentas ou na inclusão de um público que ainda não participa.

José de Souza Professor do Curso de Mecânica Fundação Liberato

José de Souza
Professor do Curso de Mecânica
Fundação Liberato

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