The Long Goodbye

goodbye1

O curta The Long Goodbye, dirigido por Aneil Karia, foi vencedor do Oscar 2022 na categoria curta-metragem live action. Lançado em março de 2020, no Reino Unido, sua temática é focada no preconceito vivido por imigrantes árabes na Inglaterra e expressa de forma dramática e misteriosa. A personagem principal é interpretada pelo ator, musicista e ativista inglês de descendência anglo-paquistanesa, Riz Ahmed, de 39 anos. Karia é um diretor e roteirista britânico, conhecido por sua observação ao retratar questões sociais. The Long Goodbye é, na verdade, a versão visual do disco de Ahmed, composto por 15 músicas.

O curta inicia mostrando um dia agitado na casa de uma família de origem árabe, na Inglaterra. Apesar do cenário tumultuoso, com conversas e risadas vindas de todos os lados, o que acontece no decorrer dos 12 minutos de filme não é nada previsível. Os personagens não são devidamente apresentados, mas esse detalhe não interfere na compreensão da história.

Na parte de baixo da casa, Riz está ensinando Naz, de aproximadamente 12 anos, a dançar, enquanto um casal de jovens está entretido no celular. Enquanto isso, um senhor chamado Abu se irrita por não conseguir assistir à televisão, apesar desta só apresentar notícias catastróficas. No andar de cima, várias mulheres aparecem se divertindo, conversando e dançando.

A grande mudança de cenário ocorre quando Riz vai para o andar de cima para levar uma poltrona e, através da janela, percebe uma movimentação estranha na rua. Quando se aproxima para averiguar, percebe que há pessoas sendo espancadas na rua. Em seguida, uma van preta estaciona rapidamente na frente de sua casa, sendo o suficiente para Riz perceber que ele e sua família estão em perigo.

A casa da família árabe é invadida por homens mascarados, componentes de uma milícia branca de extrema direita, os skinheads, acompanhados da polícia, mudando completamente o cenário do curta com cenas chocantes de violência. As mulheres são levadas para dentro da van e os homens para a rua, colocados de joelhos e com as mãos atadas.A trilha sonora que envolve os momentos de horror ilustrados torna a cena ainda mais instigante por meio do gênero rap.

Ao perceber que Naz está sendo levado pelos skinheads, Riz se levanta e corre em direção à criança, mas acaba sendo atingido por um tiro. Ao cair, ele observa toda a movimentação dos extremistas e a execução dos homens de sua família. Apesar da dor e do sofrimento, Riz reúne forças para expressar seus sentimentos em forma de poesia.

O discurso tocante feito pelo personagem foi retirado do rap Where You From, do próprio ator, em que ele relata, de forma extremamente expressiva, sua indignação em relação ao racismo da sociedade britânica contra imigrantes e descendentes. O curta mostra, de maneira explícita, as consequências do extremismo e da intolerância. As trocas de cenário e o uso da trilha sonora agitada tornam impossível a dispersão da atenção de quem está assistindo ao curta. Em menos de 12 minutos, o filme consegue transmitir a imagem de uma sociedade distópica que infelizmente não está muito distante da realidade. A conclusão com o rap de Riz é importante e necessária para consolidar a narrativa e profunda ao ponto de deixar o espectador sem palavras.

Gabriella Jacobsen da Veiga Estudante do Curso Técnico de Química Fundação Liberato

Gabriella Jacobsen da Veiga
Estudante do Curso Técnico de Química
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *