Projeto de Integração Disciplinar

Cadeirantes com a possibilidade de locomoção na posição vertical, maior proteção para os motociclistas em acidentes nas autoestradas, peças ortopédicas possibilitando a pessoas amputadas voltarem a se locomover sem a necessidade de dispositivos auxiliares, máquinas operatrizes produzindo peças para as indústrias do segmento metal-mecânico ou, ainda, materiais compostos para diferentes aplicações. Esses são alguns dos benefícios sociais, humanos e financeiros oriundos de projetos elaborados por alunos das terceiras e quartas séries do Curso Técnico de Mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Além dos benefícios citados para a sociedade, os projetos proporcionam aos alunos pesquisadores e professores orientadores a possibilidade de apresentarem seus trabalhos em feiras nacionais e internacionais em que podem trocar experiências, conhecer outras formas de pesquisas e descobertas, concorrer a bolsas de estudos concedidas por diversas Universidades, além da oportunidade de vivenciar um relevante intercâmbio cultural.

Os projetos que participam representando o Curso de Mecânica na MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) são elaborados por alunos das 3ª e 4ª séries, orientados por professores da Fundação Liberato, sendo selecionados, primeiramente, pelo curso de Mecânica, através do PID (Projeto de Integração Disciplinar), e, em seguida, pela feira interna da Liberato, denominada FEICIT (Feira Interna de Ciência e Tecnologia).

O Projeto de Integração Disciplinar – PID – teve início no ano de 1998, por iniciativa da, então, Orientadora Educacional, Sra. Marilise Bárbara Fornari Poéta, juntamente com professores das áreas Técnica e de Língua Portuguesa e as turmas das 3ª e 4ª séries do Curso de Mecânica.

O PID tem como objetivos:

  • viabilizar a aprendizagem do aluno através de trabalho em grupo;
  • possibilitar a aquisição, construção ou ampliação de conhecimentos, utilizando o método científico na construção de um projeto de cunho cientifico ou tecnológico;
  • integrar disciplinas do currículo do curso, através de uma metodologia voltada ao interesse do aluno;
  • proporcionar aos alunos a apresentação do projeto elaborado à banca dos professores, utilizando-se de técnicas orais e recursos audiovisuais adequados, com clareza, objetividade e criatividade;
  • orientar o aluno na elaboração do relatório do projeto científico;
  • oportunizar ao docente a participação em atividades que favoreçam a integração das disciplinas;
  • demonstrar, através do uso de práticas pedagógicas aplicadas, que o aluno é capaz de construir o seu prórprio conhecimento, tendo o professor como um orientador da aprendizagem.

O PID é organizado e desenvolvido por uma banca multidisciplinar de professores do Curso de Mecânica que conduz o processo, determina os critérios de avaliação e estabelece o cronograma das apresentações dos trabalhos, instruindo alunos e professores orientadores de projetos e tendo como incumbência selecionar os trabalhos que participarão da FEICIT.

Todos os alunos matriculados no Curso podem participar com projetos, porém, o PID é direcionado para alunos de 3ª e 4ª séries, para as quais a participação é obrigatória e coresponde a 30% da nota de todas as disciplinas no último trimestre. Os alunos podem formar grupos de, no máximo, três componentes. O grupo deve definir o tema a ser pesquisado e convidar um Professor Orientador, sendo este um Professor da Fundação Liberato, não necessariamente do Curso de Mecânica.

O PID dever ser desenvolvido entre os meses de abril e setembro, quando ocorre a apresentação final do projeto e a seleção dos que participarão da feira interna – FEICIT. Nesse período, o grupo deve apresentar para a banca de Professores o tema a ser pesquisado e um plano de pesquisa em que constem os objetivos, a metodologia e o cronograma das atividades das reuniões com o professor orientador. Todas as atividades realizadas pelo grupo, durante o desenvolvimento do projeto, devem ser registradas e acompanhadas pelo Professor Orientador em um caderno de campo. As reuniões entre o professor orientador e o grupo têm por objetivo a troca de informações, sugestões, definições e ajustes do desenvolvimento do projeto.

O Projeto de Integração Disciplinar – PID – tem proporcionado vários benefícios ao Curso de Mecânica, como, por exemplo: a integração dos professores; a integração das disciplinas, estimulando a aprendizagem; a aplicação do método científico pelos alunos; e o trabalho em grupo. Essas experiências propiciam aos alunos desenvolver habilidades relativas à oralidade, postura, utilização de recursos audiovisuais e os estimula a enfrentar o grande desafio de apresentar o seu projeto para todos os professores e colegas do Curso de Mecânica.

No mês de setembro, a banca organiza a apresentação final. Nesse momento, o grupo de alunos, juntamente com o professor orientador, apresenta o seu projeto, demonstrando os resultados obtidos, e, no caso dos alunos das 3ª séries, definindo se o projeto terá continuidade na 4ª série. A banca de professores avalia cada aluno na sua apresentação, tendo como critérios a expressão oral, postura, uso dos recursos didáticos, domínio do assunto e o tempo da apresentação. Após o término das apresentações, a banca seleciona os projetos aptos a participarem da FEICIT e, possivelmente, da MOSTRATEC.

Por isso, o curso de Mecânica, um dos pioneiros na participação em feiras de trabalhos científicos internacionais, vem angariando prêmios e destacando o nome da Fundação Liberato e da MOSTRATEC, sempre com o objetivo de buscar soluções inovadoras para a sociedade.

 

Luís Gonçalves

Professor da Fundação Liberato

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