Com base nos fundamentos do Projeto Político-Pedagógico da Fundação Liberato, para educar pela pesquisa, há que se transformar o profissional da educação em pesquisador, ou seja, aquele que maneja a pesquisa como princípio científico e educativo e a tem como atividade cotidiana. A partir daí, para que se tenha o questionamento reconstrutivo e para que a relação seja de sujeitos participativos, inicia a promoção do processo de pesquisa do aluno, este deixa de ser objeto de ensino para torna-se parceiro de trabalho.
Assim, “nenhum fenômeno histórico é mais característico do questionamento reconstruído do que o processo emancipatório, não apenas em seu ponto de partida, mas, principalmente, como marca permanente do processo”. (DEMO, 1998, p. 8).
A educação pela pesquisa é, portanto, questionamento reconstruído. Questionamento que promove a formação do sujeito competente; reconstrução que reveste de competência o conhecimento inovador. Assim, com este entendimento se iniciou a caminhada para a construção dos projetos de pesquisa do curso que se fortificaram ao longo do tempo, conforme a trajetória histórica descrita abaixo:
- 1995 – Primeira participação de um projeto do Curso de Eletrotécnica em uma feira fora do estado, na Feira Nacional de Joinville – SC, com o projeto “Biogás”;
- 1996 – Primeira mostra de projetos, sob o nome de Projetos de Máquinas;
- 1996 – Primeira participação de um projeto do Curso de Eletrotécnica na ISEF, com o projeto “Lâmpada de Quatro Filamentos”;
- 1998 – Projetos de Máquinas passa a integrar a grade curricular para as turmas de 4ª série;
- 2005 – O lançamento dos Projetos de Máquinas passa a se dar na 3ª série, em uma parceria com a disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo de potencializar e qualificar os projetos;
- 2012 – A disciplina de Projetos de Máquinas passa a se chamar Projetos Tecnológicos, quando entra em vigor o Plano de Curso Integrado.
Em 30/06/99, aconteceu o primeiro Seminário de Projetos de Máquinas com os seguintes objetivos:
- propor aos integrantes do Curso de Eletrotécnica conhecer, avaliar as propostas e a dinâmica da Disciplina, bem como, propor alternativas;
- estimular os alunos das séries iniciais à iniciação para a pesquisa e fortalecê-la nas segundas séries, com a elaboração de revistas, em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo de reforçar a expressão escrita e a técnica da entrevista.
Em relação aos alunos das quartas séries envolvidos com os projetos, o proposto é o seguinte:
- relatar experiências;
- organizar uma metodologia de apresentação de trabalhos e relatórios;
- preparar recursos audiovisuais;
- expor ideias;
- fazer uma autocrítica quanto ao seu desempenho;
- acompanhar outras metodologias de apresentação;
- expor suas dificuldades e expectativas quanto ao seu projeto de pesquisa;
- incentivar a participação em Feiras e Mostras Científicas.
Nesta trajetória histórica, cabe destacar, ainda, o trabalho de pesquisa no Curso Noturno Subsequente de Eletrotécnica, que acontece desde 2002. Além disso, também ressaltar tanto o trabalho e o empenho de todos os profissionais do curso, da Área Técnica e do Ensino Médio, que incentivaram e impulsionaram o início da pesquisa, como salientar o esforço dos educadores que têm dado continuidade à proposta que, um dia, foi sonhada e, hoje, é uma realidade.
Referências
DEMO, Pedro. Currículo intensivo na universidade. 1998. Disponível em: <http://blogtext.org/renatotfilho/article/print/6878.html>. Acesso em 22 ago. 2013.
Vera Maria Mosmann
Elmar Corrêa de Souza
Marco Aurélio Weschenfelder
Professores da Fundação Liberato