Projeto Empresas Virtuais: formando técnicos empreendedores

O trabalho de conclusão do Curso Técnico de Química é um projeto multidisciplinar, chamado “Empresas Virtuais”, em que os alunos das 4ªs séries desenvolvem um Plano de Negócios de uma indústria química. O objetivo deste trabalho é promover a integração de todos os componentes curriculares do curso, além de estimular o empreendedorismo dos estudantes.

O funcionamento deste projeto é semelhante ao dos demais trabalhos de conclusão desenvolvidos na Fundação Liberato, sendo que a ideia inicial é apresentada para uma banca que avalia a viabilidade de desenvolvimento do trabalho e designa um professor que irá acompanhar o grupo ao longo do ano. Além deste professor, que é chamado de “tutor” da empresa virtual, outros professores do curso prestam auxilio nas áreas de processo, controle de qualidade, administrativo e gestão ambiental, entre outras que se fizerem necessárias. Ao final do período letivo, os alunos apresentam o Plano de Negócios para uma banca avaliadora.

Os primeiros trabalhos desenvolvidos, quando o Projeto Empresas Virtuais foi lançado, em 2002, eram empresas pequenas, com processos mais simples, como fabricação de chocolates, detergentes, produtos de limpeza, etc. O formato também era diferente: eles precisavam simular uma empresa como se estivesse em funcionamento. Em cada edição, pequenos incrementos foram sendo incorporados pelos alunos, como busca de novas ferramentas de gestão e pesquisa por produtos diferenciados.

Com o tempo, os trabalhos foram ficando mais complexos e as empresas maiores, o que exigiu constantes adaptações e melhorias na organização e na avaliação dos trabalhos. Na edição 2012, houve uma mudança significativa no Projeto Empresas Virtuais, em que o trabalho deixou de ser uma simulação de uma empresa em funcionamento e passou a ser a elaboração de um Plano de Negócios de uma indústria química. Entendemos que a elaboração de um Plano de Negócios, em que é necessário prospectar mercado, montar o processo produtivo, indicando etapas, equipamento, número de funcionários envolvidos, definir testes de controle de qualidade e especificações de matéria-prima e do produto final, buscar fornecedores e, por fim, realizar o estudo de viabilidade da empresa projetada proporciona uma melhor complementação da formação do aluno.

Assim, o Curso Técnico de Química acredita atingir seu objetivo: a formação de profissionais para atender ao segmento industrial, ofertando mão de obra qualificada, atualizada e inserida no contexto social e econômico do país.

 

Schana Andreia da Silva

Professora da Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *