Experiências que extrapolam os limites da sala de aula

sala-de-aula

Apresentação

A Revista Expressão Digital, como espaço de comunicação, vem cumprindo o seu papel em promover um encontro entre escritores e seus leitores, favorecendo a existência de um intercâmbio de ideias. E como está inserida num espaço educacional, as suas publicações contemplam a abrangência de temas relevantes nos mais diversos campos do conhecimento.

Nesta edição, a Expressão Digital tem como proposta reunir um material rico em experiências, que extrapolam os limites da sala de aula, abordando a pluralidade metodológica resultante de uma formação integrada. Para tanto, os textos vão mostrar os desdobramentos de práticas de iniciação científica no âmbito da Fundação Liberato.

Com o foco centrado no desenvolvimento de ações investigativas, os cursos técnicos do diurno da Fundação Liberato falam sobre o processo de aprendizagem que se estabelece a partir de trabalhos de pesquisa que finalizam o tempo de estudo na escola, os quais recebem as seguintes denominações: Empresas Virtuais (Curso de Química); Projetos Tecnológicos (Curso de Eletrotécnica); Projeto de Integração Disciplinar (Curso de Mecânica); e Trabalho de Conclusão (Curso de Eletrônica). Além disso, há alunos que aprimoram sua competência na área científica, bem como sua autonomia reflexiva, no momento em que buscam resolver problemas através da elaboração de projetos de pesquisa, sob a orientação de um profissional responsável. Muitos desses casos são encaminhados, através de premiação, a participarem de feiras, como por exemplo: a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF). Algumas dessas experiências são contadas aqui. E também vai ser mostrado, através de entrevistas, um pouco da história de alguns participantes da ISEF e suas trajetórias de sucesso.

Na capa da revista, está outro tema que ganha destaque: os vinte anos de participação da Liberato/MOSTRATEC na ISEF. Através da reconstituição histórica dessa vivência, pode-se conhecer a grandeza dessas Instituições envolvidas.

De fato, é uma realidade extremamente desafiadora e instigante, pois conceitos trabalhados nas várias disciplinas que compõem os saberes escolares articulam-se com acontecimentos que constituem o cotidiano dos alunos, fazendo com que haja a percepção da contextualização do ensino. Dessa forma, os relatos aqui apresentados traduzem a associação entre teoria e prática, revelando as habilidades e as competências necessárias que devem ser apropriadas para se viver bem e de forma colaborativa na sociedade.

A Revista Expressão Digital procura dar conta das diferentes produções que ocorrem na Fundação Liberato. Por isso, no contraponto ao tema central que é a pesquisa científica, há a presença de contos, crônicas, poemas e artigos de opinião, que refletem uma diversidade temática.

Boa leitura!

Leori Carlos Tartari

Diretor de Pesquisa e Produção Industrial, Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *