Muito além de H2O

 

Saudade de quando a água era apenas H2O. Simples, reconhecida por todos e de grande importância. A fórmula, bastante difusa pelo mercado pouco diz sobre o que realmente é a água. Para sermos sinceros, a maior parte das pessoas não sabe o significado de H2O. Para essas pessoas, H2O significa água e água significa “algo que eu bebo quando estou com sede”.

Muitos nem param para pensar sobre ela, sua origem, sua real importância. Ela simplesmente está lá, todos os dias a nossa volta, fazendo parte do nosso cotidiano. Logo, ela é algo banal. Tão banal que viver sem ela pode até ser uma escolha!

Neste exato momento, você deve estar pensando: “será mesmo que eu posso viver sem água?” e chegando rapidamente à conclusão de que “não, é óbvio que não”.  Assim, lendo este texto você começa a dar importância à água que bebe, contudo até quando? Até o final desta linha? Deste parágrafo? Deste texto? Você pensará em como ela é essencial quando estiver bebendo seu próximo copo d’água?

Há uma chance de você estar ficando com sede ao ler isso, o que é normal. Quem não gosta da sensação da água gelada, seja bebendo ou até mesmo dentro dela. Ela traz paz, relaxa o corpo e a alma. A água vai muito além de H2O, ela se espalha pelo mundo, serve como transporte, se infiltra pelos cantos mais remotos, pelas florestas mais escuras. Sua história começa muito antes da chegada as nossas torneiras.

Sua história começa em uma nascente e segue um longo caminho até as cidades lhe darem boas-vindas. Mas não é uma saudação simpática, feliz, e sim, cruel, maldosa. A cidade joga todas as suas dores na água que segue o seu caminho sem reclamações. Porém existe um grupo de pessoas, seus salvadores, que dão a ela todos os cuidados necessários para que chegue em sua casa, limpa e potável, mesmo depois de tudo por que ela passou. Também há os seus guardiões. Aqueles que lutam por ela, aqueles que a estudam e aqueles, ainda, que, sentados à frente de um computador, com um copo d’água ao lado, escrevem sobre ela.

Eu sei, você deve estar com sede, deve estar pensando em sua geladeira e na jarra de água que repousa lá. Ela é uma das muitas moradas que aquele simples líquido incolor, formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio já passou. Como nós, a água tem uma história, e como nós, ela merece ser preservada.

 

Alessandra Andrade Lopes, Josiane Karina de Oliveira Bialoso, Marcos Braga de Oliveira e Mariane Matos – Alunos do Curso Técnico de Química – Fundação Liberato

One Comment

on “Muito além de H2O
One Comment on “Muito além de H2O
  1. Pingback: Expressão Digital - Fundação Liberato - expressaodigital@liberato.com.br | Algumas gotas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *