APRESENTAÇÃO

APRES-POSTSempre gostei da ideia que emana de palavras como teia ou rede, pois com muitos fios são tecidas e, entre eles, existem pontos de contato, nós em que se encontram e, através deles, se tecem.

No caso da Expressão Digital, a cada edição, essa tecitura expande-se, numa construção coletiva que traz, lado a lado, o talento tanto dos autores quanto o de nossa equipe que possibilita a veiculação de suas ideias. Cada vez mais, imprimimos nossa marca, que é a de ser uma revista multitemática que atenda às demandas de um mundo multipolar.

Agora chegou sua hora e vez de conferir o que preparamos.

Você vai poder acompanhar o avanço da ciência e chegar até a Antártica e, desse continente gelado, voltar ao Brasil e conhecer como é participar de um evento como o URGSMundi, que ocorre em Porto Alegre. Vai ler textos divertidos que ilustram bem as variações linguísticas, principalmente, as de época.

A canção de protesto, um projeto que possibilita o contato de nossos alunos com artistas de uma época não vivenciada por eles, fez parte das manifestações que ocorreram durante a Semana Temática Liberato “ 50 anos da ditadura militar no Brasil: reflexões sobre o golpe” que também trazemos para você. Essa semana, que reitera a preocupação da Instituição com a formação crítica e cidadã, desencadeou leituras de obras literárias e cinematográficas que estão nesta edição e que são testemunhas de que períodos de repressão e de falta de liberdade não são mais bem-vindos. Isso nos leva a debater a censura a sites da web na escola: certo? errado? bom? ruim?

Outros temas convidam você a estar conosco: um novo olhar sobre a Água, o líquido vivificador, para além de sua fórmula H2O; as “causas” pelas quais nossos jovens lutariam; a visão do aluno acerca de sua escola, quando as lembranças estão no comando; a visão da professora sobre sua atuação junto à primeira série do Ensino Médio; as breves análises do romance “O Guarani”, de José de Alencar; e, como não poderia faltar neste ano, a Copa do Mundo e suas implicações.

Acha pouco? Então, entre no Espaço Literário e acesse os contos, as crônicas e os poemas que aguardam seu olhar atento e sensível. Atenção e sensibilidade também são necessárias para se aventurar na Galeria, onde está o vídeo com os depoimentos de colegas que nos falam como conciliar gravidez e trabalho, o que contém as palestras da Semana Temática e o da Canção de Protesto. Há, ainda,   as fotos do aniversário da Liberato (47 anos); da Semana Temática; da 1ª Mostra de talentos da escola; do curso de Fotografia, promovido pela DPPI, e do basquete sobre rodas; além de uma charge bem-humorada, abordando o tema da água. Confira nossas sugestões de filmes e livros.

Parafraseando João Cabral de Mello Neto, espero que essa teia se estenda como tenda onde entrem todos. Sejam bem-vindos e aproveitem a maravilhosa experiência da leitura!

car2

Carmem Bica Beltrame – Professora de Língua Portuguesa – Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *