OS Notáveis

 

Notável: 1. Digno de ser notado. 2. Importante, relevante. 3. Digno de consideração, de estima.  4. Muito grande, considerável. 5. Eminente, insigne.

Fotos: Sidnei Scaravonatti

A MOSTRATEC evoluiu, cresceu, rompeu barreiras e hoje pode ser considerada uma das mais conceituadas feiras em seu segmento em âmbito mundial. Nessa perspectiva, cada um dos jovens pesquisadores e orientadores que participam a cada edição e representam todos os continentes, trazem consigo não somente o seu modo de fazer ciência, mas sua cultura e modo de ver o mundo. Entre eles há em comum a motivação que faz da pesquisa o alvo de seus esforços. Para a realização de seus trabalhos, seguem, como referência, os modelos que até hoje são fontes de inspiração em diferentes segmentos do conhecimento humano. Estas pessoas, dignas de serem notadas mundialmente, podem estar ou não entre nós, mesmo assim, seus feitos relevantes transformaram o pensamento humano e podem inspirar e, ainda, favorecer o afinamento de teorias e o desmistificar de outras.

Ao refletir sobre estes insignes que povoam a mente dos jovens pesquisadores foi que a Comissão do Planejamento, em 2011, pensou pela primeira vez em trazer os “Notáveis” para a MOSTRATEC. Em 2012, foram cogitadas parcerias externas que pudessem representar pessoas que marcaram a ciência ao longo do tempo. Mesmo assim ficou difícil tal possibilidade, já que o contato dos colaboradores com a escola ficou limitado devido aos seus compromissos acadêmicos e/ou de trabalho, e a distância da Fundação Liberato tornou ainda menos provável a sua concretização.

A ideia foi sendo amadurecida e, em 2013, a Comissão de Planejamento lançou uma pesquisa no Facebook da Liberato para que a comunidade escolar pudesse opinar sobre “quem seriam as pessoas que poderiam ser lembradas como ‘inventores’ ou ‘cientistas’ para serem caracterizadas na MOSTRATEC”. Vários nomes surgiram: Albert Einstein, Charles Chaplin, Benjamim Franklin, Sigmund Freud, Marie Curie, Leonardo da Vinci, Louis Pasteur, Charles Darwin, Isaac Newton, entre outros cientistas, escritores, pintores, musicistas, de todo mundo, inclusive brasileiros como Santos Dumont, Ada Rogato e Cândido Portinari.

Mas como colocar em prática? Inscrições? Elas poderiam ser online para a comissão de recepção? Parecia ser a melhor alternativa. Agora, como atrair os alunos para participar? Se pensarmos sobre esta questão, não parece tão simples a ideia de vestir-se como um cientista e aparecer em público para milhares de pessoas. Os novatos sentiriam um temor pelo novo. Os veteranos, que já têm maior autonomia, poderiam estar envolvidos em outras frentes, tais como exposição de trabalhos ou participando de outras comissões que tornam a MOSTRATEC possível. Então, por sugestão do orientador do curso da Eletrotécnica, o meu nome foi sugerido, uma vez que integrava com esse a equipe da Incubadora Tecnológica Liberato em 2013.

Aceitei o convite e ingressei na comissão de planejamento. Ouvi os demais integrantes que apresentaram a ideia dos “Notáveis” e pude perceber sua empolgação em ver na Mostra de Tecnologia, a presença destes insignes. Considerei a ideia muito interessante, mas disse que seria difícil selecionarmos alunos de qualquer turma, uma vez que já estávamos na metade do ano e tínhamos pouco tempo para concretizarmos o trabalho. Lembrei que nos anos anteriores a falta de um elo entre aqueles que iriam entrar nesta empreitada poderia ter sido o seu maior empecilho. Então, propus o seu desenvolvimento como projeto na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas nas quais lecionava, e apontei os motivos para isso:

1º os estudantes conhecem pouco a instituição, que comporta mais de três mil alunos;

2º o professor da primeira série precisa estimular o gosto pela pesquisa, pela interação com as pessoas, pelo desenvolvimento da autonomia e inserção no ensino técnico, obtendo uma visão holística e empírica do papel como estudante e futuro profissional;

3º os alunos das primeiras séries estão iniciando o contato com a pesquisa e é raro já desenvolverem um trabalho apto para expor na MOSTRATEC;

4º os ingressos precisam ter contato com o evento, não só pela exposição dos trabalhos, mas também para entender como algo tão grande acontece;

5º em específico na disciplina de Língua Portuguesa, trabalhamos a comunicação de forma geral, a leitura, a interpretação e a representação de personagens. Também a expressão através de diferentes mídias e tecnologias como a fotografia, o vídeo, a montagem de blogs e aquelas que envolvem a interação social.

Partimos da ideia para a prática, expus o projeto nas turmas: todas as primeiras séries do curso de Eletrotécnica, uma de Química e uma de Eletrônica nas quais lecionava em 2013. A participação no projeto integraria a avaliação do terceiro trimestre. Para a participação, haveria três modalidades: “Notável e Ajudantes” para pesquisa e caracterização; “Imprensa Notável”, modalidade em que seriam feitos os registros da atuação dos Notáveis na MOSTRATEC, com fotos, entrevistas de trabalhos expostos e divulgação nos blogs produzidos pela turma; já na modalidade “Visitas Assistidas”, um subprojeto vinculado aos Notáveis, Incubadora Tecnológica e CPA, os alunos participariam com visitas orientadas para pessoas com necessidades especiais, que visitariam trabalhos sobre inclusão social para favorecer a troca de experiências entre o público-alvo das pesquisas e o pesquisador. Enfim, os alunos aceitaram a proposta e atuamos em diferentes atividades e nós nos fizemos notar na MOSTRATEC 2013.

Os “Notáveis” que seja dito aqui, quando interpelados pelas pessoas sobre quem eram, davam uma “aula” sobre o personagem que estavam interpretando. Todos tinham data de nascimento, mas ninguém tinha data de morte, pois estavam mesmo “presentes” ali no evento, e vieram pessoalmente “defender” suas ideias, teorias e pensamentos.

Para a primeira edição, posso afirmar que, os “Notáveis” aconteceram! Senti muito orgulho dos meus “bixos” e “bixetes” que estiveram ali, aprendendo, divulgando o seu conhecimento e também entendendo o que é uma feira de tecnologia do porte da nossa MOSTRATEC.

E, agora, em 2014, os “Notáveis” vêm aí e esperamos que, mais uma vez, estes possam ser dignos de serem notados!

Maria Emília Lubian    Professora de Língua Portuguesa – Fundação Liberato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *