VISITA DE ESTUDOS À EXPOSIÇÃO “O TAMANHO DO MUNDO” DE VIK MUNIZ: PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE DESIGN

online

No dia 31 de maio de 2014, alunos e professores do Curso Técnico de Design da Fundação Liberato participaram de uma visita de estudos ao espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, para prestigiar a primeira exposição individual de Vik Muniz na região sul do Brasil, intitulada “O tamanho do mundo”.

Vik é o designer brasileiro mais conhecido no mundo todo desde o final dos anos 80, quando realizou a sua primeira exposição em Nova York, apresentando objetos que já mostravam sua habilidade em unir realidade e ficção.

No mês de março do corrente ano, os alunos do terceiro semestre, turma 11331/2014-1, assistiram ao documentário premiado “Lixo Extraordinário” (2010) do mesmo autor, como proposta do componente curricular Tecnologia III, que aborda como a Biologia pode contribuir ao longo do curso de Design. A turma sentiu-se bastante sensibilizada com a trajetória e com as obras de Vik Muniz, o que nos fez visitar a exposição e compartilhar aqui o sentimento despertado.

Foi possível observar duplo sentido e dilema entre falso e verdadeiro, realidade e representação, em praticamente todas as obras expostas. Através da obra “Mapa-mundi”, por exemplo, Vik transmite a sensação de que a percepção que temos do mundo está vinculada ao nosso imaginário, como se fosse uma percepção mental, o que é novamente reafirmado na série “Postcards from Nowhere”, em que o artista constrói paisagens famosas como as encontradas em Paris, utilizando fragmentos de cartões postais, transmitindo, assim, a ideia de que, ao pensarmos em Paris, criamos uma imagem, que não é a verdadeira Paris, mas, sim, uma representação de algumas partes suficientes para convencer de que aquela imagem é Paris.

Vik também surpreende, como sempre, ao envolver diferentes tecnologias e ferramentas, não somente no momento de registrar suas obras, mas também para tornar algumas delas possíveis, como percebido nas obras “Sandcastles” (castelos desenhados em grãos de areia), “Earthworks” (desenhos feitos na terra em centenas de metros), “Colonies” (material biológico de bactérias e células organizadas pelo artista), entre outras.

A equipe do Curso de Design valorizou esse momento cultural único e está na expectativa sobre qual será o novo trabalho de Vik Muniz.

Iula Roberta

Iula Roberta Avila Professora de Biologia Fundação Liberato

Letícia Schaeffer

Letícia Schäeffer – Aluna do Curso Técnico de Design Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *