Fotos: Maria Carolina Bastos
Quem disse que alunos pesquisadores, também conhecidos como “CDFs” ou “nerds” não são bons de bola? O Torneio Internacional de Futsal dos Jogos MOSTRATEC desmente a suposição de que aluno estudioso não é habilidoso no esporte, visto que, nos últimos anos, vários alunos expositores da MOSTRATEC apresentam ótima desenvoltura para o esporte, com belas jogadas durante a competição e confrontos emocionantes.
Uma série de estudos recentes comprova que os benefícios do esporte vão além do aspecto físico. Essas pesquisas encontraram relação entre atividade física e inteligência. Quem se exercita, torna-se mais inteligente: o hábito melhora a memória e a capacidade de raciocínio. Uma possível explicação está no fato de que a atividade física aumenta a oxigenação do cérebro e, portanto, é benéfica a todas as habilidades mentais. Aumentando a produção das substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor, os neurônios existentes se tornam capazes de fazer mais conexões.
O torneio promove também a integração entre adolescentes de diferentes continentes, o que permite conhecer diversas culturas, estimulando o espírito de respeito, cooperação e solidariedade. Este evento, inédito no planeta neste formato, é uma boa prova de que estudo e atividade física podem andar juntos para um desenvolvimento completo dos futuros cidadãos do mundo.
Os Jogos MOSTRATEC são organizados desde 1998 como um evento esportivo estudantil que segue os princípios do fair play, paralelo à Feira de ciências, com a proposta de estimular a prática saudável e educativa do esporte, dando continuidade ao trabalho iniciado dentro da escola, nas aulas de Educação Física. Temos o objetivo de destacar o estudante adolescente como foco da atividade esportiva escolar, valorizando os diversos âmbitos envolvidos na prática educativa: a saúde, o desempenho e a estética.
Além do futsal, são disputadas outras modalidades, como xadrez, voleibol e tênis de mesa e, em anos anteriores, vôlei de areia em duplas, futebol de areia, basquete em trios, badminton e slakline, conforme os espaços disponíveis. Em 2013, participaram atletas representantes de 30 escolas de 20 cidades diferentes da região, mobilizando torcidas e familiares que prestigiaram e participaram do evento. Na última edição do Torneio Internacional, participaram equipes de alunos do Cazaquistão, Turquia, Indonésia, Espanha, Peru, Uruguai, Colômbia, Argentina, Paraguai, México e Brasil, totalizando 600 alunos participantes.
O evento está pautado em objetivos claros, conforme já explicitado, para se obter uma competição de cunho educativo. Partindo desse princípio, procuramos ter uma postura reflexiva, criando espaços e produção de novas formas de sociabilidade e respeito aos limites dos participantes. Sua reflexão se dá na ação, de incidir sobre a ação, procurando não reproduzir as formas tradicionais de competição, mas criar novos olhares.
Os Jogos MOSTRATEC não têm o objetivo de desprestigiar o perdedor, exaltar e vangloriar o vencedor, que, às vezes, utiliza a estratégia de ganhar a qualquer preço; ao contrário, utilizamos as derrotas e as vitórias para transmitir valores e conceitos que poderão ser transportados no dia a dia como: amizade, espírito de equipe, solidariedade, cooperação e respeito.
O mais importante a ser observado é que os participantes são envolvidos num ambiente de formação de valores, que poderão ser transferidos para a suas vidas, havendo uma grande possibilidade de que eles tenham os professores envolvidos como referência para a sua formação de cidadania.