Uma Boa Escola

online

O Conselho Estadual de Educação colocou na pauta a votação sobre a proibição de expulsar alunos das escolas. Isso teve uma repercussão enorme entre o meio escolar e educacional.

Fui professora durante 35 anos e, concomitante a essa função, fui vice-diretora e, por isso, recebi a notícia com preocupação, pois, nesse período em que atuei, a Escola foi perdendo autonomia, e os pais foram deixando a educação para a escola. Criaram o Conselho Tutelar, e os pais entenderam que lá dariam limites aos filhos e era para lá que deveríamos encaminhar os indisciplinados. Isso contribuiu para que as crianças ficassem sem limites.

Uma escola estruturada, com um corpo docente completo, direção e centro pedagógico não precisa usar métodos drásticos com seus alunos e, se associado a isso, os pais participarem da educação de seus filhos, teremos uma escola que cumpre com a sua função.

Temos em Novo Hamburgo a Fundação Liberato – um exemplo de escola que faz uma educação de qualidade, pois os alunos adquirem conhecimento e também aprendem a ter ética e boa convivência entre colegas, professores e funcionários. Essa escola é um orgulho para quem trabalhou e ainda trabalha ali ou para aqueles que estudaram e são bem vistos no mercado de trabalho, trazendo, com isso, orgulho para a cidade e também para o Estado, pois os prêmios nacionais e internacionais remetem a uma escola pública do Rio Grande do Sul.

Durante o tempo em que trabalhei nessa escola, não tive conhecimento de expulsões de alunos, mas tivemos vários casos difíceis, turmas difíceis e sempre estes eram tratados junto aos pais, professores e serviço de orientação educacional. Alguns alunos saíram, porém era uma decisão pessoal, pois não se adaptavam às exigências a que um futuro técnico era submetido.

Portanto, vamos olhar para as nossas escolas e tratar de tudo que falta para atender de melhor forma as nossas crianças e adolescentes. Não é preciso colocar leis que impeçam a expulsão, pois essas crianças com dificuldades já são expulsas das famílias e da sociedade, e isso ninguém consegue impedir com leis, a não ser com uma boa educação.

Mariane B. Kogler edid

Mariane B. Kogler Professora Aposentada Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *