Caminhar: um projeto conceitual para loja Camper

A proposta de projeto para a disciplina de Atelier Comercial cursada na Especialização em Arquitetura de Interiores do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, desenvolvida pela Arquiteta Edilene Santos, pelas Designers Kelly Bidone Pinto e Priscilla Silvani e pela Engenheira Civil Sislaine Busato tem como objeto o interior de uma loja conceitual para a marca Camper.

A Camper produz e comercializa calçados em suas lojas espalhadas por mais de 50 países. No Brasil, existem lojas apenas em São Paulo. A marca possui o projeto “Camper Together”, no qual cada loja é desenvolvida em parceira com diferentes designers de interiores e/ou arquitetos de forma que cada espaço comercial apresenta características específicas e peculiares. Todas as lojas, independente do local de inserção, devem expressar o conceito da marca, porém com referenciais morfológicos definidos pelos profissionais responsáveis pela concepção dos projetos.

O exercício de projeto se baseou em unir o conceito da marca com a identidade do lugar onde a loja estaria inserida, levando em conta as características culturais locais. O Barra Shopping Sul, na cidade de Porto Alegre, foi o local escolhido para abrigar a loja, a partir da análise de público-alvo da rede comercial e da verificação do Programa de Necessidades específico da marca, entendendo-se que a ampliação do atendimento a outras cidades metrópoles seria bastante positivo no contexto atual da rede.

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Planta Baixa

O conceito da marca Camper foi resumido em uma palavra: CAMINHAR. A este conceito foram agregados aspectos do entorno do Shopping e características urbanas locais presentes no estilo de vida dos consumidores da marca. A ideia do projeto foi baseada em utilizar os produtos Camper para caminhar confortavelmente, seja no caminho para o trabalho ou durante um passeio em um dia ensolarado na beira do Guaíba, trazendo a sensação de caminhada em ambiente externo para o interior da loja.

Imagem renderizada da proposta

Imagem renderizada da proposta

O partido de projeto foi estruturado de forma que a circulação interna da loja proporcionasse ao cliente um percurso interativo e com foco nas sensações perceptivas do espaço, como realmente um caminho se apresenta. Na entrada da loja uma rampa de pequeno aclive recebeu revestimento em pedra portuguesa, remetendo às calçadas encontradas na cidade. Iluminando o caminho, luminárias com o mesmo aspecto formal das utilizadas externamente nas ruas urbanas, reforçando o conceito proposto. A iluminação geral definida como uma claraboia com luz difusa também foi pensada para atribuir ao ambiente a sensação de estar ao ar livre.

Imagem renderizada da proposta

Imagem renderizada da proposta

Ao final do caminho de entrada chega-se ao espaço principal de exposição dos produtos oferecidos pela marca. A intenção nesse espaço foi de remeter o caminhar na orla do Guaíba trazendo a sensação de se estar sobre a areia, para tanto foi utilizado um piso elevado composto por placas de vidro que deixam a mostra o preenchimento com a mesma areia do passeio externo. O provador (banco) foi projetado buscando o conceito do “sentar” contemplativo que se tem na orla, com estrutura formal simples, em curva, denotando o caráter de suave movimento como nas ondas do rio, agregando o aspecto ergonômico ao mesmo.

Para dar a impressão de movimento (outra característica importante do conceito “caminhar”) em uma das paredes laterais, foram aplicadas telas de LED com vídeos de desfiles da marca Camper, nos quais o foco é apenas a parte inferior dos modelos vestindo os calçados.

Imagem renderizada da proposta

Foram utilizados espelhos como revestimento em uma das paredes laterais e de fundo da loja, com o objetivo de conferir amplitude ao ambiente de proporções reduzidas.

O caixa foi posicionado no fundo da loja, sem destaque, porém ao final do percurso ao redor dos expositores, os clientes são naturalmente direcionados à ele. Neste ponto, foi mantida a cor vermelha e aplicação do logotipo da Camper, conforme é feito em grande parte das lojas da marca.

Fachada

Fachada

Todos os componentes do projeto – o layout, a circulação, o posicionamento das telas de LED, o mobiliário, a climatização e a iluminação – foram dimensionados levando em conta as recomendações ergonômicas.

Trazer a atmosfera exterior para o interior da loja dentro de um shopping center valorizando os aspectos sensoriais foi a grande proposta para que os consumidores se sentissem convidados à passear dentro do espaço e adquirir seu par de sapatos Camper.

Edilene Silveira dos Santos (Professora do Curso de Design da Fundação Liberato)

Edilene Silveira dos Santos
(Professora do Curso de Design da Fundação Liberato)

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Kelly Cristina Bidone Pinto (Auxiliar de Ensino do Curso de Design da Fundação Liberato)

Priscilla dos Santos Silvani (Professora do Curso de Design da Fundação Liberato)

Priscilla dos Santos Silvani
(Professora do Curso de Design da Fundação Liberato)

Fonte das imagens: as autoras.

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