Carta da Editora

Voltamos. Uma nova edição, recheada de assuntos diferentes e instigantes chega até você. Esperamos agradar em cheio seu gosto apurado e recomendamos uma leitura atenta não só dos textos mas também do que o ato de escrevê-los pode nos contar.

Se você prestar bem atenção, perceberá logo o que quero falar. Mas não vou fazer suspense. Vou revelar. Esta edição tem uma marca: a produção compartilhada. Nunca antes tantos escreveram tanto juntos!!! São sete relatos, mas não são sete autores. Acho que “de repente, não mais que de repente”, as pessoas estão descobrindo que trabalhar em parceria com alguém pode ser bem mais gratificante do que trabalhar sem companhia  nenhuma. Sem ninguém para dividir o fracasso ou o sucesso de uma empreitada. Pois, agora, poderemos ler trabalhos inspiradores de colegas que trazem suas experiências para compartilhar com você, caro leitor e cara leitora.

As professoras de Língua Portuguesa das primeiras séries dos cursos diurnos uniram-se numa só voz e apresentam as produções de seus alunos, trazendo o tema do ingresso na Fundação Liberato. São textos densos da emoção de quem está prestes a descobrir um continente. Já as turmas de segundas séries diurnas do Curso Técnico de Mecânica, que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa, também tiveram seus trabalhos sobre as cidades em que moramos selecionados pelo seu professor.

A disciplina de Biologia mais uma vez tem como pauta as experiências em pesquisas que seus professores desenvolvem a respeito da Antártica. Eles são apaixonados pelo assunto e acabam nos contagiando para conhecê-lo também. Você verá, ainda, a trajetória do Curso de Eletrotécnica, relatada por um grupo de alunas e um professor; e, se você se preocupa com seu jeito de falar, leia aqui sobre “norma, variação e preconceito linguístico”, conferindo situações que envolvem dificuldades de comunicação tão comuns no nosso cotidiano.

No noturno, não foi diferente. Apresentamos duas experiências bastante exitosas de trabalho conjunto. No Curso Técnico de Informática para a Internet, duas professoras descobrem a experiência da “docência compartilhada” e  deslumbram-se com seus resultados.  Assim também aconteceu no Curso de Design, quando três colegas resolvem escrever juntas sobre um tema comum desenvolvido por elas e que “tem como objeto o interior de uma loja conceitual para a marca Camper”.

Ainda nesta edição, descobriremos, juntos, os “poderes mágicos” das bibliotecas e “o mundo de Log Horizon”, bem como nos sensibilizaremos com uma história de amor que acontece “entre tropeços e sorrisos”. O “mundo do trabalho” é o tema abordado pelas professoras de Sociologia das quartas séries de todos os cursos diurnos, através da entrevista com a coordenadora nacional da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pelo DIEESE, Lucia dos Santos Garcia. Confira!

Na nossa galeria, você encontra os ensaios fotográficos, que trazem a “água” e o “sarau da MOSTRATEC” como temáticas, e desenhos sensacionais para aguçar seu senso estético.

Para completar, você pode conferir as sugestões de filmes e livros que nossos colegas prepararam e que, com certeza, descortinarão novas e deslumbrantes descobertas para sua vida.

Nossa equipe preparou esta edição com muito empenho e ei-la, aqui, para sua apreciação. Boa Leitura!

Carmem Bica Beltrame Professora de Língua Portuguesa Fundação Liberato

Carmem Bica Beltrame
Editora da Revista Expressão Digital
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *