Troca-Troca Muda o Mundo!

Banner-maior-18

Imagine 300 livros tristes, repousados em estantes pouco mexidas ou esquecidos em caixas, num canto qualquer da casa. Estime cada livro com um valor médio de R$ 20,00 e saiba que, nas trocas de abril deste ano de 2017, sem tocar em absolutamente um centavo, giramos uma economia de, aproximadamente, R$ 6.000,00 nesta edição. Agora, por fim, pense nesses mesmos livros, criando mofo e sendo consumidos por traças. Considere, então, o aspecto ecológico de 60 mil páginas sendo reaproveitadas por novos leitores e levando literatura e emoção para a vida das pessoas. É disso que se trata o Troca-Troca da Biblioteca!

Para a edição deste ano, idealizamos uma atividade que deu protagonismo aos participantes do Troca-Troca. Ao realizarem as trocas, el@s podiam propor algo que desejassem de mudança para o mundo. Para que isso fosse possível, criamos um mural de tecido escuro de 2 metros de largura e aplicamos um mapa mundi em cor branca, no qual @s participantes colaram tarjetas coloridas, com seus desejos.

Nossa juventude e participantes do Troca-Troca da Biblioteca estão comprometidos com uma visão de mundo em que as questões sociais, o respeito aos outros, a superação do preconceito, da corrupção e da pobreza estejam na pauta por um mundo melhor.

“Gentileza gera gentileza”, “E que nada neste mundo cale a nossa voz”, “Mais igualdade e respeito, menos ódio e preconceito” e “Mais amor, por favor” são frases que representam palavras que apareceram várias vezes.
A galera também povoou nosso mapa mundi com dois aspectos para reflexão: “tuas notas não te definem!” e “que as pessoas parem de sobreviver e passem a viver!”.

Julgamentos, ganância e má educação podem ser banidos do mundo. No lugar, o pessoal sugere paz, amor, leitura, gratidão, honestidade, humildade, amor e “cruschs correspondidos para a vida ficar mais bela”. E o bom humor alfinetou: “Vamos devolver [o mundo] para os dinossauros e pedir desculpas”.


Pontos altos desta edição do Troca-Troca, além das mais de 300 trocas foram:

  • visitas acompanhadas: a Professora Íris Lisboa acompanhou cinco turmas até a Biblioteca, para realizarem trocas e participarem da composição do mural “Troca-Troca Muda o Mundo” O convite aos Professores, para realizarem visitas acompanhadas com as suas turmas, se mantém para o ano que vem! Serão muito bem-vindos!
  • apresentação artística: momento musical especial e delicioso com Lucas Riboli e Meiriely Martt’s, interpretando lindamente, Cazuza e Sérgio Sampaio.
  • brindes: sorteio, com nove contemplados, entre alunos e servidores, com kits de literatura e livro da Fundação Liberato.

     Participar do Troca-troca 2017 foi uma experiência muito gratificante, não só pelas obras que eu consegui adquirir, mas também porque pude presenciar as reações de meus alunos durante o contato com o acervo disponível. As turmas que levei à Biblioteca se mostraram ativas e interessadas enquanto procuravam obras para troca e, como também aproveitamos a ocasião para o empréstimo de livros da Biblioteca, foi muito prazeroso, como professora, ver o olhar atento daqueles jovens à procura de um romance.
Alguns deles comentavam: “Professora, consegui obras muito boas! Estou muito feliz!”; “Maravilhosa a experiência!”; “Achei um livro muito legal!”; “Meu Deus! Achei para troca o livro que faltava para a minha coleção! É um livro que custa mais de quarenta reais nas livrarias!”.
Enfim, saber que o fato de participar de um evento pode te trazer tamanha satisfação é algo que deve ser divulgado para que mais pessoas possam se sentir motivadas a aproveitar as oportunidades que a própria escola proporciona. Dessa forma, valorizamos o que é nosso e aprendemos que pode haver grandes riquezas bem debaixo do nosso nariz…
(Íris Lisboa – Professora de Língua Portuguesa)

Agradecemos a tod@s que participaram do Troca-Troca da Biblioteca!

Carla Casagrande Bibliotecária Fundação Liberato

Carla Casagrande
Bibliotecária
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *