Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia

 espaço de realização de ideias na Fundação Liberato

nucleo

No decorrer de seus 45 anos de existência, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha se preocupou em formar pessoas críticas e responsáveis, entendendo que a função social da escola é possibilitar ao aluno a compreensão da realidade na qual vive e com a qual convive. Diante disso, sempre teve como desafio: pensar alternativas metodológicas que propiciassem a integração de conhecimentos teórico-práticos e de estruturas cognitivas, afetivas e motoras, para que, de forma consciente e criativa, situassem o aluno como agente transformador no processo de construção e reconstrução de sua história.

Apoiando-se nessas intenções e ações, a Direção Executiva da Fundação Liberato, em 2010, propõe a criação do Núcleo de Educação, Cultura, Esporte[1] e Ciência & Tecnologia, a fim de revigorar as áreas de atuação assentadas sobre a Educação, a Cultura, o Esporte e a Ciência & Tecnologia, tendo como principal objetivo fazer com que as atividades realizadas nesses Eixos passassem a dialogar entre si, estabelecendo trocas. Assim, vários professores, de acordo com suas possibilidades, escolheram fazer parte de um dos Eixos referidos, conforme sua área de interesse. Na sequência, exatamente no segundo semestre desse mesmo ano letivo, a Direção Executiva institui a Coordenação Geral do Núcleo, para concretizar o espaço integrador do diálogo entre os quatro eixos. Então, para a viabilização de toda essa iniciativa de interesse institucional, ocorrem, também por parte da Direção, as seguintes indicações: as professoras Ana Izabel Fernandes (História) e Rogéria Silveira Pacheco (Língua Portuguesa) assumem a Coordenação Geral do Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia; o professor José Breno da Cruz (Eletrônica) assume a Coordenação do Eixo Educação; a professora Carmem Bica Beltrame (Língua Portuguesa) assume a Coordenação do Eixo Cultura; o professor Marlon Luis Lucchini (Educação Física) assume a coordenação do Eixo Esporte; e a auxiliar de ensino Maria Angélica Thiele Fracassi (Química) assume a Coordenação do Eixo Ciência & Tecnologia.

No ano de 2011, houve a disposição de dois períodos no horário semanal de todos os professores participantes do Núcleo. Com isso, facilitou a organização e a sistematização do trabalho dos professores de cada um dos quatro Eixos, que, em seus encontros, não só propõem como também discutem as ideias e depois as colocam em prática, responsabilizando-se por todos os trâmites necessários para a sua execução. Em 2012, essa dinâmica permanece, e todas as ações de cada eixo são submetidas à reflexão por todos os participantes do Núcleo, em reuniões dos Quatro Eixos solicitadas pelas coordenadoras do Núcleo, em intervalos semanais, procurando atender às demandas da escola. Dentro dessa mesma proposta de integração, bimestralmente, conforme o planejamento do calendário escolar, ocorre a Reunião Geral do Núcleo com todos os servidores da Fundação Liberato. Nessa oportunidade, é apresentada a programação das ações do Núcleo, bem como é proporcionada alguma atividade especial dirigida aos professores, como por exemplo, palestras acompanhadas de debate e discussão.

Além disso, com o intuito de explicitar melhor, no que diz respeito às atividades desenvolvidas pelos quatro Eixos que compõem o Núcleo, pode-se relacionar as seguintes sob o encargo do Eixo Educação: avaliação do ingresso do aluno na escola; visitação às escolas das quais os alunos da Fundação Liberato são oriundos, consideradas “escolas parceiras”; estudo da prova de seleção de novos alunos; palestras sobre os temas “Cybercultura” e “Conflito geracional em sala de aula” acompanhadas de debate; discussão sobre questões relativas à área de ensino e aprendizagem; elaboração e aplicação de questionários para vir a conhecer o perfil do aluno da Fundação Liberato, seguidas da análise dos dados dessa pesquisa, que servirá para posteriores encaminhamentos.  O Eixo Cultura coordena as ações comemorativas alusivas ao Aniversário da Escola; as atividades motivadoras de reflexão sobre o Meio Ambiente; a organização da agenda da Semana Cultural institucional, providenciando as condições necessárias para que ocorram o Festival de Teatro, o Festival da Canção, o Festival de Dança, a Mostra de Cinema, o Sarau Poético, o Café Literário, o Liberarte (publicação anual de contos, crônicas e poemas produzidos pelos alunos); cabe lembrar que cada um desses eventos possui uma equipe própria responsável pela sua execução. O Eixo Esporte promove modalidades esportivas e atividades físicas, em horários alternativos, para alunos e servidores da Fundação Liberato; treina e acompanha as equipes de representação da instituição que participam de torneios municipais, estaduais e nacionais; e organiza os Jogos Interséries e o “GreNal dos Funcionários”, que são eventos escolares. E o Eixo Ciência &Tecnologia fica à frente da elaboração e da revisão periódica do “Manual de Orientação à Pesquisa Científica”; da organização de Seminários com relatos de experiência de professores orientadores de projetos de pesquisa, bem como de participantes e expositores de trabalhos de pesquisa em feiras nacionais e internacionais; do compartilhamento das atividades da disciplina de Projetos (que está no Plano de Trabalho de todos os cursos da escola); e do acompanhamento das ações da FEICIT (Feira Interna de Ciência e Tecnologia) e da MOSTRATEC (Mostra de Ciência e Tecnologia). E todas essas realizações são comunicadas e apreciadas por todos os componentes do Núcleo, em reunião dos Quatro Eixos, com a intenção de manter um processo contínuo de qualificação e de integração.

Núcleo_Logo Final

Dessa forma, ao se constituir um espaço que reúne realizações que pressupõem o exercício do pensar, do refletir e do fazer, o Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia caracteriza-se pelo movimento de ideias, pois, assim como há o reconhecimento positivo de iniciativas bem-sucedidas que envolvem professores e alunos; há, por outro lado, a reconfiguração de outras ações que merecem alteração, buscando sempre ir ao encontro das expectativas das novas gerações de alunos que a escola recebe a cada ano. E essa concepção de educação faz com que a mudança e a reversibilidade ocupem o mesmo lugar, assim, a escola mostra-se inserida no processo do ir e vir de ideias que compõe o momento de formação de seus alunos que estão situados numa época em que os acontecimentos têm a marca da transitoriedade.

Ana Izabel Fernandes e Rogéria Silveira Pacheco Coordenadoras do Núcleo, Fundação Liberato

Ana Izabel Fernandes e Rogéria Silveira Pacheco
Coordenadoras do Núcleo, Fundação Liberato


[1] O Eixo Esporte é instituído, em 2012, dando continuidade às atividades esportivas que originalmente integravam o Eixo Cultura. Essa remodelagem na estrutura do Núcleo foi decorrente do crescimento da área esportiva dentro do espaço escolar, bem como da representação esportiva da Fundação Liberato em torneios municipais, estaduais e nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *