“O renascimento”: separação de resí­duos nas salas de aula: lixo seco e lixo orgânico

“O renascimento”: separação de resí­duos nas salas de aula: lixo seco e lixo orgânico

A questão ambiental não é, em absoluto, uma novidade para a comunidade “Liberato”. Num passado recente, presente na memória desta instituição, o Comitê Ambiental Liberato Vida protagonizou ações em favor de um ambiente sadio, com inegáveis ganhos ambientais locais que se refletem também no global.

Entretanto, por inúmeras razões, após alguns anos de profícua atividade, o Comitê foi diminuindo suas ações quer pela ausência de participantes que, assoberbados pelas tarefas profissionais cotidianas, tiveram que optar entre a sala de aula ou as atividades ambientais, quer por outras motivações até que, recentemente, dos trabalhos do Comitê restaram as marcas, como os conjuntos de lixeiras, as latas de coleta em separado em algumas salas de aula e lembranças de atividades lúdico/educativas como aquela do túnel onde se identificavam objetos.

Decorrido este interstício, os antigos membros Mariane Braatz Kogler, Ereci Vianna Druzzian e outros que se agregaram ao grupo, Gertrudes Menz, Iula Roberta Avila, Oto Guilherme Petry, Elisabete Espanhol, Maria Bernadete, Sandro Matiello, Daniel Jacobus, Edson da Cruz Corrêa, Alcindo Martins Lima, Marlon Lucchini, Carmem Bica Beltrame, Paulo Viacava, buscam, neste momento, reativar as ações do Comitê, agora com o nome de Subcomitê Ambiental, o Eixo Cultura Ambiental do Núcleo de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia em funcionamento a partir do ano de 2010.

Neste sentido, algumas atividades já foram levadas a termo: levantamento do número de lixeiras nas salas de aula e em estoque para serem preparadas para o fim a que se destinam, geração de resíduos e seu destino por curso; uma apresentação dos dados coletados para os servidores da Fundação Liberato; inúmeras reuniões presenciais, outras via e-mail, buscando a elaboração de um projeto possível de ser executado com o que temos à disposição, viabilizando a efetiva implementação do Comitê Ambiental ainda neste semestre.

Os integrantes do Comitê Ambiental, após muito debate e oferta de sugestões, concordaram que a primeira atividade a ser desenvolvida em 2011 deve ser o resgate da separação dos resíduos em lixo seco e lixo orgânico nas salas de aula.

O próximo passo será providenciar as lixeiras faltantes, a pintura e identificação das lixeiras em lixo seco e lixo orgânico (fig.1), organizar um espaço para armazenamento temporário do material coletado, capacitar parceiros para realizar a seleção inicial: plásticos, metais, papéis, etc. e cooptar corpo docente e discente a participar de forma efetiva do processo de separação dos resíduos. Buscar parceria com a terceirizada da limpeza para realizar as tarefas relativas à disposição do material existente em cada uma das lixeiras (seco e orgânico) em recipientes separados para transporte até o local de armazenamento temporário e seleção. Encontrar parceiro para a compra do material selecionado, produzir os cartazes alusivos à separação dos resíduos para as salas de aula e providenciar recipientes para armazenamento dos materiais.Fig.1. Modelo das lixeiras.Fig.1. Modelo das lixeiras.

Iula Roberta Avila Professora de Biologia da Fundação Liberato

Iula Roberta Avila
Professora de Biologia da Fundação Liberato.

Oto Guilherme Petry - Professor da Fundação Liberato

Oto Guilherme Petry – Professor da Fundação Liberato

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