Um mundo conectado

Acho incrível e fascinante a velocidade com que a tecnologia tem evoluído nas ultimas décadas. Estudar essa evolução, meditar e filosofar em cima disso, é algo que me deixa pessoalmente extasiado. Milênios se passaram desde a descoberta do fogo até chegarmos à energia elétrica e ao petróleo. No entanto, apenas alguns anos se passaram desde que a telefonia atingiu o patamar da mobilidade – com os primeiros telefones celulares – e passou a ser integrada com outra grande maravilha da Humanidade Pós-Contemporânea: a Internet.

Eu nasci em um momento da história em que o celular começava a aparecer no Brasil, ainda como uma novidade, algo exclusivo, quase ninguém tinha… Na internet, iniciava-se a liberação dos primeiros domínios WWW nos Estados Unidos. A limitação de sua banda de transmissão nos 56kbps da linha telefônica era algo perfeitamente aceitável e perfeito para a época. Hoje, isso é quase inimaginável. Se olharmos para o início dos anos 90, ele ainda nos parece tão próximo e recente para analisá-lo sob um ponto de vista histórico e antropológico. Entretanto, é um período que certamente ficará marcado para o futuro da civilização pela revolução nas Comunicações, pelo passo inicial dado como o marco de um novo tempo, que eu poderia chamar de Era Online, Era Virtual, como um upgrade ao que já era chamado de Era Digital – com o desenvolvimento dos primeiros chips transistorizados inventados na America.

Nunca tinha parado para pensar que, na época em que nasci, as pessoas não conseguiam se comunicar enquanto estavam no trânsito por exemplo. Uma vez eu estava nesse mesmo assunto com o meu avô, só que falando sobre como era antes do telefone fixo. Perguntei-lhe como eles faziam quando era preciso transmitir algum recado importante, um assunto de urgência… “Não se fazia”, disse ele. Nesse caso cotidiano, o meio físico utilizado para transporte não eram cabos ou fibras ópticas. Era a rua! E quão importante era o automóvel por sua vez! Já pararam para pensar que de certa forma os avanços na telefonia e na comunicação digital não foram um bom negócio para a indústria petrolífera?

A verdade é que a evolução tecnológica recente mudou consideravelmente o estilo de vida das pessoas e suas relações. Como era a vida das pessoas que não tinham sua rotina diária marcada pelo acesso a International Network? Muito diferente de nós, que passamos um bom tempo das nossas horas online. Eu já sou da geração que cresceu com um objeto chamado Personal Computer. Lembro que tive meu primeiro contato quando tinha quatro anos. Talvez seja por isso que, assim como os outros da minha idade e mais jovens, não tenho tanta facilidade em imaginar como era antes, sem a tecnologia disponível nos últimos tempos.

O computador e a internet são tão fundamentais hoje que não é tão simples assim imaginar quão impactante foi sua introdução em nossas vidas. E aí está o porquê de as pessoas de mais idade enfrentarem uma dificuldade um pouco maior na interação com esses objetos revolucionários e seus conceitos envolvidos. Porém, não significa que isso se aplique a todos. Meu avô lida tão bem com o computador quanto eu. Surpreendo-me às vezes.

Eu fico espasmodicamente maravilhado e com um sentimento de satisfação e contentamento ao pensar nessas coisas. Em ver que tanta coisa mudou em apenas duas décadas. Segundo o Mestre Schüler, célebre professor da Fundação Liberato em Novo Hamburgo, as transformações acontecerão cada vez mais rápido. O progresso da humanidade é uma curva exponencial!

Kelvin Bauermann Aluno da Fundação Liberato

Kelvin Bauermann
Aluno da Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *