VISITA DE ESTUDOS AO MUSEU INTERATIVO DA PUCRS: uma atividade transdisciplinar

Os alunos das primeiras séries dos cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica e Química da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, distribuídos em dezesseis turmas, quatro por curso citado, participaram de uma visita de estudos ao Museu Interativo da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) de Porto Alegre, o maior Museu Interativo da América Latina.

A ideia da visita de estudos surgiu no mês de fevereiro do corrente ano durante o I Seminário Pedagógico/2010 a partir do pronunciamento da diretora executiva Maria Inês Utzig Zulke, sempre preocupada em ampliar a cultura dos alunos da Fundação. O Núcleo de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia foi criado e, a partir daí, foi subdividido em três eixos. A professora de Língua Portuguesa e Literatura Carmem Maria Bica Beltrame foi nomeada pela diretoria como a coordenadora do Núcleo de Cultura. O Eixo das Visitas de Estudos das Primeiras Séries foi originado, contando com a colaboração inicial de vinte e um professores. Em reunião, surgiram algumas ideias de como poderiam ser essas visitas de estudos e alguns critérios foram traçados e o nome da professora de Biologia Iula Roberta Ávila foi sugerido para coordenar os trabalhos, visto que a mesma já tem uma experiência de dezesseis anos na organização de visitas deste porte. Lançamos a ideia a todos os professores das primeiras séries durante os conselhos de classe, no início do mês de junho, e anunciamos as datas que seriam realizadas as visitas (29 de junho de 2010 para os alunos do turno da manhã e dois de julho de 2010 para os alunos do turno da tarde) e, por e-mail, contatamos todos esses professores e pedimos sugestões de atividades para os alunos desenvolverem durante e após as visitas. No final, chegamos à conclusão de que seria pedido um relatório científico único dentro das normas trabalhadas no componente curricular intitulado Projetos, a cada grupo de quatro alunos, e esse relatório seria avaliado por um professor voluntário. Cada professor voluntário se propôs a corrigir os relatórios de uma das dezesseis turmas envolvidas e a avaliação desses seria repassada aos demais professores interessados em validar este ponto extra na média do segundo trimestre aos alunos envolvidos no projeto, professores estes que acreditaram na proposta. Os alunos deveriam escolher um dos mais de 800 experimentos interativos distribuídos nas mais diversas áreas de estudo para relatar (Fig.1). Capa, sumário, introdução, escolha do experimento, objetivo do mesmo, material e metodologia utilizada, resultados, conclusão, referências e anexos foram observados. Os alunos tiveram o prazo de uma semana para entregar o relatório aos líderes de turma e esses à coordenadora da visita. Alguns professores optaram por explorar outras modalidades de avaliação com os alunos como, por exemplo, a explanação oral sobre o que eles observaram lá.

pucrs1

Fig 1 – Um dos mais de 800 experimentos interativos do Museu da PUCRS.

A atividade foi muito bem recebida pelos líderes das turmas e pelos pais dos estudantes. Dos 510 alunos matriculados nas primeiras séries, 479 aderiram a esta proposta. A única lamentação dos alunos era que eles deveriam ter permanecido o dia inteiro no museu para poderem usufruir mais de tudo que se encontra lá. O objetivo inicial foi alcançado: apresentar o museu aos alunos que ainda não o conheciam e instigá-los a querer voltar lá e conhecer mais e mais experimentos, estimulando a pesquisa (Fig.2), um dos diferenciais da Fundação Liberato.

pucrs2Fig 2 – Alunos envolvidos com os experimentos desenvolvem o espírito investigativo.

A proposta da visita de estudos será repetida no segundo semestre e o local a ser visitado ainda será escolhido com a ajuda do corpo docente e discente.

 

iula roberta avila

 

Iula Roberta Avila
Professora de Biologia
da Fundação Liberato

 

oto guilherme petry

 

Oto Guilherme Petry
Professor de Geografia
da Fundação Liberato

 

 

luiz_mello

 

Luiz Mello da Rosa
Professor de Química
da Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *