Trilha Ecológica: um relato de experiência docente

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Os componentes curriculares de Biologia e Geografia, no Curso de Eletrônica, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, ocorrem apenas na primeira série, perfazendo uma carga de 80 horas-aula para cada componente. Nesse período, os alunos deverão desenvolver todos os conteúdos propostos nos PCN’s para os três anos de um ensino médio regular em somente um, uma tarefa bastante desafiadora para nós, professores. Para isso, desenvolveu-se a idéia de promover uma trilha ecológica em turno integral a todos os alunos interessados do curso de Eletrônica no final de cada ano letivo. A atividade tem como objetivos fazer com que os alunos participem de uma trilha ecológica orientada; revisar os conteúdos ligados à área ambiental, especialmente aqueles convergentes, abordados em ambos os componentes curriculares, tais como, domínios morfoclimáticos, aspectos faunísticos e florísticos, processos erosivos e deposicionais; integrar os alunos das quatro diferentes turmas da Eletrônica, além de oportunizar  a participação  ativa nas tarefas combinadas, antecipadamente, pelos professores e guias da fazenda.

A trilha ecológica é feita anualmente, desde 2006, sempre no mês de dezembro, finalizando os trabalhos propostos ao longo do ano letivo e tem como objetivo proporcionar aos alunos um momento diferenciado em que saem do espaço comum da sala de aula e interagem com o meio ambiente. Os alunos passam o dia em contato com a natureza, revisando e aprofundando os conteúdos trabalhados nas aulas de Biologia e Geografia. Além da preservação e da atenção com a natureza, têm a chance de desenvolver, com responsabilidade, o pensamento crítico em relação às questões ambientais. Ensinar não é somente transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua construção; nesse caso, buscando alternativas ecologicamente corretas. Durante e após esta experiência, os alunos têm a oportunidade de construir um novo olhar em relação aos conteúdos trabalhados isoladamente em sala de aula.

trilhaecologica_clip_image002_0001O ambiente escolhido para a visita de estudos é a maior fazenda de turismo ecológico do Brasil e a primeira fazenda de turismo rural carbon-free do país, a Fazenda Quinta da Estância Grande (www.quinta-da-estancia.com.br), localizada a 28 quilômetros de Porto Alegre, no município de Viamão, no Rio Grande do Sul. A Fazenda tem 18 anos de experiência em proporcionar a alunos e professores interessados, um dia de contato com a natureza preservada, experimentando hábitos saudáveis de alimentação, trabalhando as questões ambientais atuais, desenvolvendo a organização e a separação de resíduos, priorizando o cuidado com o ambiente. Cento e trinta e quatro alunos do curso de Eletrônica da Fundação Liberato já participaram desta atividade. A Fazenda disponibiliza guias com formação superior na área ambiental, muitos com mestrado e doutorado, que nos acompanham em turno integral (Fig.1). A atividade inicia com um lanche farto e gostoso, produzido na Fazenda e oferecido no início da manhã, antecedendo duas horas de trilha ecológica orientada ao mesmo tempo em que são revisados e fortalecidos conteúdos trabalhados ao longo do ano, visando, também, com isso, uma futura aprovação no ENEM e em concursos vestibulares da região. As oito horas restantes na Fazenda são distribuídas em atividades de ecorrecreação como futebol na lama (Fig.2), banho de açude, banho de piscina, atividades aéreas (escaladas, tirolesa), pontes suspensas e visitação ao minizoológico.

Com o propósito de fortalecer as experiências já existentes na educação, propomos a metodologia da trilha ecológica e da ecorrecreação (Lucchini, 2009), em que o ensino não seja centrado unicamente na figura do professor, tendo este a missão de ser um facilitador das informações necessárias para que os alunos aprendam.
A experiência tem dado excelentes resultados e, a partir de 2010, será estendida, também, aos alunos do Curso de Mecânica.

REFERÊNCIAS

<http://www.quinta-da-estancia.com.br /.Disponível On-line.  Acesso:  mar. 2010.>.

LUCCHINI, M.L. 2009. Ecorrecreação: com PET se aprende brincando. (http://www.abepet.com.br/noticias/2009).

 

iula roberta avila

Iula Roberta Ávila
Professora de Biologia da da Fundação Liberato.

oto guilherme petry

Ms. Oto Guilherme Petry
Professor de Geografia da Fundação Liberato.

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