Nos últimos anos, o ensino através de projetos tem sido debatido e realizado em nossa Instituição. O curso de Eletrotécnica trabalha com projetos a partir da primeira série para que os alunos aprendam buscar o conhecimento e ir além do conhecimento adquirido em sala de aula. Na segunda série, o projeto consiste na produção de uma revista. E é dessa proposta que será feito o relato da experiência aplicada desde 2003.
A produção da revista tem como objetivo a pesquisa, observação e redação de textos que abordem conteúdos pertinentes ao curso técnico, e esses textos são elaborados pelo grupo no decorrer do ano. Será o momento da aplicação do conhecimento na prática, pois cada um do grupo é responsável por uma parte da revista para que o resultado seja bom para todos.
O projeto parte de um tema que será objeto de pesquisa e que gerará a reportagem principal da revista. Essa reportagem tem ligação como o curso, como por exemplo no ano de 2009, a proposta foi Energias. Durante o período de pesquisa os alunos visitam locais que contribuam para obter informações , tiram fotos, entrevistam pessoas, visando melhorar o trabalho jornalístico. Para isso, cada componente do grupo tem uma função, formando um grupo editorial.
No período de um trimestre, as aula de Língua Portuguesa servem de ponto de apoio para a produção da revista e é dado o suporte para a produção textual dos alunos. São trabalhados os gêneros textuais necessários para a construção da revista e também é dado o suporte linguístico. Além disso, há a integração entre algumas disciplinas do curso que, por meio de seus professores, contribuem para a realização do projeto, como as disciplinas técnicas, a informática e algumas da cultura geral.
No dia da entrega da Revista, há o momento de seu lançamento, que é feito pelo grupo editorial de cada uma. O Diretor e os demais do grupo, com suas respectivas funções, fazem os comentários sobre o conteúdo, a forma de produção e também motivam para a leitura da mesma. Esse é um momento de grande alegria e satisfação, pois até chegar nesse dia, há muito envolvimento e necessidade de Capas de revistas de 2009 dominar tecnologias que até então não estavam habituados a usar. Após, todos os alunos recebem as revistas para a leitura. Cada grupo faz uma avaliação da revista lida e expõe ao seu grupo.
O projeto é , com certeza, um diferencial no conhecimento dos alunos, não só na elaboração de textos, mas na preocupação em atender o público leitor que receberá as publicações.
Mariane Braatz Kogler
Professora de Língua Portuguesa
da Fundação Liberato.