Curta-metragem Hair Love

11-hair-love

Não é à toa que o curta-metragem animado da Sony Pictures intitulado Hair Love foi premiado como melhor no Oscar. O filme de pequena duração traz, em poucos minutos, diversas mensagens belíssimas para todas as idades, sendo capaz de encantar tanto crianças quanto adultos. Já era de se imaginar que o diretor e roteirista Mathew A. Cherry não iria decepcionar, uma vez que já havia demonstrado seu grande talento em outras obras, assim como no premiado 9 Ride e também no filme indicado ao Oscar BlackKklansman, por cuja produção executiva foi responsável.

O curta-metragem conta a história de uma menina afro-americana que decide fazer um penteado em seu cabelo após ver em seu calendário que o dia tão esperado por ela havia chegado. Apesar de juntar creme, escova e pente e se colocar em frente ao espelho enquanto assiste a um tutorial do vlog Hair Love, a menina acaba fracassando. É nesse momento que o enredo se desenrola, pois, após a tentativa frustrada de fazer um penteado, seu pai entra no banheiro e se depara com os cabelos desarrumados da filha. Assustado, vendo no relógio que a hora do compromisso de ambos estava perto, ele tenta, pela primeira vez, arrumar os cabelos crespos da menina. O diretor até brinca com a situação: coloca o pai dentro do ringue para lutar com o cabelo, que, transformado numa espécie de “monstro gigante”, acaba vencendo.

Além de possuir uma mensagem emocionante sobre amor, Hair Love, em poucos minutos, também é capaz de tratar de forma leve assuntos extremamente relevantes e pouco explorados pela indústria cinematográfica, como a representatividade racial e a aceitação dos cabelos crespos. Ademais, o curta-metragem também traz uma mensagem linda sobre a perda de cabelos em casos de quimioterapia, reforçando a influência positiva do apoio de familiares e amigos nesse momento frágil, que muitas vezes baixa a autoestima das mulheres. Vale ressaltar que, ao abordar temas como esses, o curta animado torna-se de imensa importância, uma vez que Hollywood ainda peca – e muito – na representatividade.

Hair Love é apaixonante e possui um roteiro espetacular que, em poucos minutos de duração, é capaz de deixar o espectador com aquele “gostinho de quero mais”. Caso queira encantar-se com a história também, basta acessar o curta-metragem através da plataforma de vídeos YouTube, posto que ele se encontra no canal da Sony Pictures Imagination. Além do mais, você não vai querer perder uma aventura encaracolada e comovente como essa, não é mesmo?

Marina Ottmann Boff

Marina Ottmann Boff
Aluna do Curso Técnico de Química
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *