Olhares e reflexões sobre a ciência

Banner-maior

Foi por meio do livro “Bilhões e Bilhões”, do texto “O pálido ponto azul” e da série “Cosmos” que tive os primeiros contatos com uma forma interessante, criativa e instigante de lidar com o conhecimento humano. Uma forma muito singular de integrar o pensamento histórico, filosófico, científico e tecnológico. Correlações e analogias, viagens pelo tempo e pelo espaço… Assim a obra de Carl Sagan tornou-se para mim uma das mais importantes referências para atribuir significados à busca pelo conhecimento, em particular do conhecimento científico.

Nesse momento tão singular de distanciamento social, compartilhei com meus parceiros e parceiras de jornada, um texto que sintetiza as principais ideias da obra de Carl Sagan (1). E provoquei, sob o pretexto da reflexão, que expressassem em alguns parágrafos o que significou a leitura inicial dessas ideias, dessa visão de mundo.

Em formato livre, procuramos compilar a essência das nossas visões… e o resultado final é uma costura dessas liberdades que aqui apresentamos…
Ao longo do texto, entre aspas, são apresentadas algumas citações do texto utilizado na atividade.

(1) Oliveira, André Jorge de. GALILEU. 12 reflexões que vão te introduzir ao pensamento de Carl Sagan. 10 mar 2015. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/03/12-reflexoes-que-vao-te-introduzir-ao-pensamento-de-carl-sagan.html. Acesso em: 02 out 2020).

André Luís Viegas
&
Turma de Projetos de Pesquisa 2020/2
Curso de Química – Fundação Liberato


Uma das coisas mais fascinantes que o Carl me traz é a perspectiva de quão único cada um de nós é, ele amplifica o significado de estar vivo. Só existe um ser humano com a sua personalidade e com a sua vivência no cosmos inteiro, e, partindo desse princípio, não devemos deixar nenhum de nós para trás.

Adriane Araújo Marques


“Nossa obrigação de sobreviver e prosperar é devida não apenas a nós mesmos, mas também ao cosmos, antigo e vasto, do qual surgimos.”

Como Sagan comentou, estar vivo e ter uma consciência é um privilégio e uma grande responsabilidade também. Mas será que todos nós temos consciência disso? De que temos um planeta enorme e vasto e de que somos a espécie mais inteligente, e mesmo assim não damos o merecido valor a nossa casa, e, com isso, saímos procurando formas para viver em outro planeta, pois não cuidamos com privilégio do nosso. Temos o nosso destino nas mãos e, ao invés de tentarmos mudar nossos hábitos, apenas cremos que está tudo bem… e que tudo bem não ficar pensando o que será de nós se continuarmos assim.

Angela Nicoly Gonzatto


“Toda criança começa como uma cientista nata, e, então, nós arrancamos isso delas.”

Já havia ouvido essa frase uma vez, dita por um antigo professor de filosofia, e é a mais pura verdade, Não há ninguém no mundo mais curioso, mais questionador, com mais instinto de cientista do que uma criança, que te pergunta desde como amarrar os cadarços do tênis, até, como as nuvens flutuam no céu. Por que as estrelas somem de dia? Ou até questões mais elaboradas ainda, que já ouvi, como, por que ficamos tristes quando alguém morre? Por que o coração dói quando sentimos saudades? Como as plantas se alimentam e sobrevivem somente de água, terra e luz do sol?

Brenda Gottlieb


Gosto dessa frase por considerá-la verdadeira. Quando observamos uma criança, percebemos que desde os primeiros meses de vida, quando começa a explorar as coisas ao seu redor, demonstra uma curiosidade em descobrir o novo. E assim segue, ao começar a andar e a falar, a curiosidade acerca das coisas é evidente. Contudo, muitas vezes, as crianças não são estimuladas a seguirem descobrindo fatos novos e até mesmo, são repreendidas por estarem perguntando demais ou fazendo o que os adultos julgam ser “bagunça”.

Silvana Vargas do Amaral


As crianças são naturalmente cientistas, apenas ainda não possuem habilidades para desenvolver o conhecimento necessário. Dotadas de uma curiosidade quase que insaciável, elas têm características em comum com cientistas, como a curiosidade e a imaginação.

Terezinha de Fátima de Freitas Pereira


“Nós somos, cada um de nós, um pequeno universo”

Se pensarmos bem, somos todos tão pequenos e tão imensos ao mesmo tempo, quando estamos tristes, ou muito felizes, ou em situações inusitadas, sentimos como se só nós e só aquilo existisse no universo e no tempo naquele momento, o que nos torna gigantescos, porém, ao parar para pensar por um momento, sobre o tamanho do nosso planeta, a distância que existe daqui ao sol, no nosso sistema solar, nas milhares de galáxias, nos imensos buracos negros, tudo o que tem no universo, nos tornamos menores do que uma formiga. Somos gigantes, imensos, inimagináveis, mas também somos minúsculos, pequenos, quase que insignificantes, dada a imensidão de tudo que existe além de nós.

Brenda Gottlieb


Somos únicos e preciosos. Apesar de Sagan ter sido um entusiasta na busca de inteligências extraterrestres, para ele, cada um de nós é único e precioso sob a perspectiva cósmica. Isso significa que, uma vez que a vida inteligente é rara em nosso universo, devemos preservá-la aqui na Terra.

Terezinha de Fátima de Freitas Pereira


Sagan quis dizer que o ser humano não pode pensar só nele mesmo, tem que pensar no que está ao seu redor e no que faz ele sobreviver. Hoje observamos como a espécie humana evolui, mas vemos muitos fatores negativos e o principal deles é o meio ambiente. Estamos destruindo nosso principal fruto, nossa forma de viver. Será que realmente merecemos toda essa riqueza?

Carlos Eduardo Gomes Ramos


“Um livro é a prova de que humanos são capazes de fazer mágica.”

Um livro, na maioria das vezes é resultado de muito trabalho, de uma pesquisa, de uma descoberta, de uma vivência, de uma trama imaginada com o propósito de prender o leitor ou de tudo isso junto. Os livros ultrapassam o tempo, sendo capazes de unir e ensinar pessoas. Não é mágico? Certa vez, tive um professor que repetia, nas nossas aulas: “Leiam, somente os livros ensinam”. Foi então que entendi que os livros nos mostram a informação que está no pensamento daquele autor e a partir daí, construímos o nosso conhecimento. Também acredito que os livros nos abrem portas e nos fornecem subsídios para formar opiniões sobre um determinado assunto. E ainda, na pior das hipóteses, um livro nos “carrega” para um outro mundo, fantasioso ou real, repleto de novas possibilidades, histórias e estórias.

Silvana Vargas do Amaral


Chama a atenção foi como Sagan pensava em relação às coisas, sobre nós sermos, cada um de nós, um pequeno universo. Interessante porque, ele relata bastante a realidade, cada coisa por mais que seja minúscula, pode ter uma importância gigantesca, basta saber utilizar de maneira correta. E a ciência nos proporciona isso, uma oportunidade de nos adaptar ao universo através dela.

Denis Moises Mendes Ferreira


Sagan tinha um intelecto com enorme capacidade de relacionar as diversas áreas do conhecimento. Afinal, o mundo é daqueles que se arriscam a pesquisar e criar inovações. O mundo está em constante evolução, principalmente em questões científicas.

É interessante a forma como Sagan diz que cada um de nós é precioso. Como a vida inteligente é rara! Sim, o nosso conhecimento sobre o universo é extremamente pequeno, já que nós, somos tão pequenos comparados com a infinidade de coisas que existem mundo afora e que talvez, nunca ninguém conhecerá totalmente.

Eduarda Pires da Silva


“Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso”.

Gosto da reflexão de Sagan, pois na sua perspectiva somos únicos e preciosos, somos seres inteligentes e dotados de consciência, e com todo nosso conhecimento, nos damos conta de que precisamos preservar o nosso único lar a “Terra”? pois a única vida inteligente que conhecemos em meio ao Universo é a nossa. Como Sagan comentou, “a humanidade, ganha um status quase que sagrado, pois é fruto de um processo contínuo de evolução que se arrasta há 4,5 bilhões de anos.” Assim podemos concluir que somos responsáveis pela conservação do planeta e pela geração futura, não podemos cometer os mesmos erros do passado. Pois o futuro de nossa sociedade está na dependência do próprio homem aprender a viver sem danificar a natureza.

Evelyn Amanda Alves


O que mais me chamou atenção é a forma como o cientista utiliza a filosofia para exemplificar áreas exatas da ciência, como Física e Química. Por exemplo, quando compara a quantidade de átomos em uma molécula de DNA com a de estrelas em uma galáxia típica, na minha opinião, facilita o entendimento ao leigo.

Gerson Adão Schuck


“Diante da vastidão do espaço e da imensidão do tempo…”

A colocação dada por Sagan é muito forte, por assim dizer. Eu sou muito grato por ter certas pessoas na minha vida e, ainda mais pensando que a probabilidade de termos cruzado nossos caminhos é quase nula.
Em meio a um planeta, com cerca de 7 bilhões de habitantes, temos sorte em ter por perto pessoas específicas. Essa frase por si só já seria muito impactante. Todavia, após Sagan dar novas proporções a essa fala, e citar o tempo do universo e toda sua vastidão, vemos o quão importante e exclusivos somos.

Kauã Gabriel Casuni Schneider


“…Terra, finita e solitária, de alguma forma vulnerável, transportando a espécie humana inteira pelos oceanos do espaço e do tempo.”
Carl Sagan

Terra: terceiro planeta adjunto ao Sol, o mais denso e o quinto maior do Sistema Solar, tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e é, há muito tempo, nosso refúgio. O mundo que acolhe as mais diversas variedades de espécies já registradas na História e o que abriga uma das mais intrigantes: a espécie humana.

Capaz de construir foguetes e poluir os mares, somos inteligentes e egocêntricos para aproveitar a beleza deste Planeta; essa bola gigante de rochas e camadas que chamamos de casa, um lugar que nos proporciona a experiência de viver, de explorar e sentir o ar que corre pelos continentes, trazendo os mais diversos climas e estações.

Fora dele o que somos? Corpóreos minúsculos numa colmeia de galáxias que pouco conhecemos, que precisam de trajes para respirar fora daqui só para sentir-se mais próximo às estrelas.

É intrigante, para mim, enquanto ser humano, pensar que, caso falharmos com o nosso planeta, automaticamente, estaremos antecipando nossa extinção.

Maria Eduarda Oliveira


“A ciência é muito mais do que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar.”

“Toda civilização sobrevivente é obrigada a se tornar viajante espacial, pela razão mais prática que se pode imaginar: manter-se viva.”

De uma forma geral, a ciência ou um estudo científico inicia-se por meio de observações prévias de algo. A partir daí, as diferentes perspectivas sobre um determinado assunto podem contribuir na elaboração de uma nova investigação. Além disso, as diferentes formas ou maneiras de “pensar” podem ser muito relevantes para a interpretação dos resultados, bem como para a discussão e a conclusão de uma pesquisa científica. Concordo com a parte em que Sagan menciona que a civilização deveria ser obrigada a se tornar viajante espacial para se manter viva. Este tópico afirma o quanto a Terra é importante e que o planeta é a nossa única casa, local ou “nave espacial” diante da imensidão do Universo. A degradação ambiental de forma rápida e descontrolada por meio da ação antrópica pode levar a extinção de todos os seres vivos, incluindo os humanos. Dessa forma, a extinção dos seres vivos da Terra não ocorrerá como na época dos dinossauros, em que um asteroide foi o grande causador, mas, sim, pela própria ação do homem.

Márcio Hisayuki Sasamori


Devemos sobreviver e prosperar pelo cosmos, e não para nós mesmos. Sagan acreditava que estar vivo e ser um indivíduo consciente e racional não era um mero privilégio, mas, sim, uma enorme responsabilidade. O cosmólogo era um grande defensor da evolução pacífica da humanidade, já que temos a responsabilidade de não nos destruirmos em nome da evolução do universo, como um todo.

Terezinha de Fátima de Freitas Pereira


É melhor tentar se agarrar à realidade do jeito que ela realmente é, por menos acolhedor e mais adverso que o universo possa parecer, independente de nossas vontades. Temos que entender constantemente a natureza das coisas.
Nós sempre teremos que nos adaptar ao Universo, com inteligência, porque a única coisa que sabemos é que a vida passa e precisamos entender que a única constância do universo é a mudança.

Natiele Gass da Rosa


O que mais me chamou atenção foi o modo como Sagan enxergava o universo. Gostei da maneira que ele lidava com isso, fazendo-nos não diferentes do universo e seu cosmos, mas, sim, semelhantes a ele. Também me chamou atenção o jeito de pensar que cada coisa que acontece ou cada pessoa que conhecemos é única, isso faz com que eu pense com mais carinho sobre como aproveitar cada momento, com cada pessoa.

Pedro Henrique Hanauer


“Todo o conhecimento e bagagem evolutiva que acumulamos nesses poucos milênios podem ser usados de forma a engrandecer nossa civilização – ou então destruí-la por completo, se insistirmos nos erros do passado.”

É um trecho tão visionário e importante para refletirmos e até aplicarmos.

Nós podemos usar o que o futuro nos proporciona e nunca esquecer o passado para que não cometamos os mesmos erros…

Thalyanne Sophia Silva Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *