“VIVÊNCIAS LIBERATO”: LEITURA E ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

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O “Projeto Vivências Liberato” conta com estudantes de 1ºs anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, Grupo Voluntários de Mídias (GVM) e acadêmicos dos cursos de Letras e Matemática que participam do Pibid — Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência — Subprojeto Interdisciplinar Letras + Matemática e Subprojeto Ciências Humanas e Sociais, em convênio com a Unisinos e a CAPES, sediados na Fundação Liberato. O “Vivências Liberato” é um projeto organizado de forma coletiva na criação de demandas de temas para estudos e produções textuais, oriundas de discussões interdisciplinares. Os textos produzidos pelos integrantes, nos gêneros conto, miniconto, poema, ilustração, crônica e relato, são divulgados, em primeiro lugar, na página do Instagram do Projeto, com auxílio na criação de templates pelo GVM. Depois há a organização de um encontro mensal, para a apresentação das produções e discussão sobre o tema, com a participação da comunidade escolar, via Google Meet.

O Instagram do Projeto conta com 390 publicações (até julho de 2021), com a participação de 150 estudantes de 1ºs anos em 2020 e de 192 em 2021. O Projeto coloca em prática a ideia da Metodologia Ativa de Aprendizagem por meio do protagonismo do estudante, em sua atuação no Projeto. Essa possibilidade é desenvolvida com os estudantes do Ensino Médio, GVM e Pibid, que organizam, participam, discutem, escrevem e divulgam produções sobre temáticas atuais, envolvendo a visão interdisciplinar do conhecimento.

O Projeto surgiu em sua primeira versão, em outubro de 2020, intitulado “Vivências Literárias”, com a participação da estagiária do curso de Letras da UFRGS Anna Paula Petry e do GVM. O Projeto consistia em debater temas considerados tabus e que eram formadores da identidade do ser brasileiro: formação do crime organizado, ditadura militar, abolição da escravidão, a questão indígena e as infâncias brasileiras. No Projeto, buscou-se o desenvolvimento da autonomia dos participantes, valorizando suas falas e vivências, além da expressão e produção artística e literária, relacionada às temáticas estudadas.

vivencias literarias 2020 (1)

Em 2021, houve uma reestruturação do Projeto e ele passou a se chamar “Vivências Liberato”, tendo como tema geral “O Multiculturalismo brasileiro e as lutas pela equidade”. A partir do tema geral, são propostos projetos que contemplem temas sugeridos pelos participantes. Para isso, são estudados gêneros textuais, a partir da leitura de autores, com a produção e a divulgação de textos, culminando em um encontro mensal, como convergência das discussões, estudos e divulgação das produções e vivências do grupo, a partir do tema estudado.

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Participa do Projeto o Pibid Letras + Matemática, sediado na Fundação Liberato, com quatro acadêmicos de Letras e três de Matemática da Unisinos, que participam de proposições interdisciplinares no ensino. Nesse sentido, é aplicada a visão interdisciplinar, contemplada no Projeto Político-Pedagógico da Fundação Liberato. A visão interdisciplinar está em destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e é fundamental a promoção de iniciativas que contemplem essa metodologia no cotidiano escolar.

A partir de maio, o Pibid Ciências Humanas e Sociais, também sediado na Fundação Liberato, passou a fazer parte do “Vivências Liberato”, com a participação de dois integrantes desse grupo e da supervisora do grupo, a professora Deise Bays, de maneira a avançar no estudo da realidade, a partir dos temas demandados e da participação na organização do Projeto dos novos integrantes.

A BNCC (BRASIL, 2017, p.473) traz a importância da inserção social da juventude, quando aborda que nessa fase há mais autonomia e maior capacidade de abstração e reflexão sobre o mundo, no capítulo destinado à área da linguagem e suas tecnologias. Inclusive, a Base traz a ideia de levar em conta a “coexistência e a convergência de mídias”, o que “transforma as próprias mídias e seus usos e potencializa novas possibilidades de construção de sentidos.” (p. 479). Já, em específico ao estudo da Língua Portuguesa, a BNCC traz a relevância de “propostas de trabalho que possibilitem aos estudantes o acesso a saberes sobre o mundo digital e a práticas da cultura digital que devem ser também priorizadas.” Ou seja, apresenta a cultura digital, os multiletramentos, como necessários em novas práticas sociais e de linguagem (BRASIL, 2017, p.478). Na BNCC, diz-se que o foco da área de linguagens no contexto de ensino básico visa ampliar a autonomia, dar protagonismo e autoria nas práticas das “diferentes linguagens, na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento das relações” (BRASIL, 2017, p.470). Seguindo a BNCC, nos encontros realizados até agora, deu-se extrema importância à questão da autoria dos participantes, do seu protagonismo e do domínio de diferentes usos da linguagem para dizer sua palavra.

A Metodologia Ativa de Aprendizagem, que permite a interação dos participantes no processo educativo, estimula os estudantes a participar do processo de forma mais direta, estimulando o seu protagonismo. Essa visão de educação está presente no texto da BNCC que prevê a metodologia de projetos interdisciplinares. Os estudantes de 1º ano, distanciados de suas turmas e da escola, por meio do “Projeto Vivências Liberato”, podem interagir com os demais estudantes e comunidade em geral, a partir de suas produções interdisciplinares, divulgados nas turmas, nas redes sociais e no encontro mensal do Projeto. Sua escrita passa a fazer parte de um contexto maior, apoiado por colegas, futuros professores e comunidade. Dessa forma, a autonomia para dizer o que pensa, discutindo as estratégias de produção de texto no gênero indicado e estudado em aula, faz mais sentido para esse estudante. Também é uma forma de se relacionar com as pessoas enquanto escola, adquirindo uma identidade de grupo, mesmo que de forma remota. A divulgação nas redes sociais é amparada por encontros com acadêmicos de Letras e Matemática, que auxiliam a suprir dúvidas e trazem possibilidades e pontos de vistas diferentes para as produções textuais dos estudantes.

O “Projeto Vivências Liberato” apresenta-se em fase de execução, nessa nova proposta prevista para o ano de 2021, com o objetivo de promover a interação dos estudantes, por meio da metodologia ativa e interdisciplinar na produção de textos, para promover a autonomia na construção do conhecimento, a partir das ferramentas disponíveis, de forma remota, para a interação dos estudantes. Acesse o Instagram do Projeto e confira as produções: @vivenciasliberato.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio Acesso em: 02 jun. 2021.

HABTO. O que é Metodologia Ativa da Aprendizagem. Disponível em: https://www.habto.com/blog/o que-e-metodologia-ativa-de-aprendizagem Acesso em: 10 jul. 2021

PIBID UNISINOS. Subprojeto Letras + Matemática 2020http://www.unisinos.br/institucional/iniciacao-a-docencia/pibid Acesso em: 02 jul. 2021.FUNDAÇÃO LIBERATO. Projeto Político- Pedagógico.. Disponível em: https://www.liberato.com.br/wp content/uploads/2020/12/PPP-Fundacao-Liberato-2017.pdf Acesso em: 01 jul. 2021.

Maria Emília Lubian Professora na Fundação Liberato, Supervisora Pibid Letras + Matemática e Coordenadora do GVM

Maria Emília Lubian
Professora na Fundação Liberato,
Supervisora Pibid Letras + Matemática e Coordenadora do GVM

 

 

 

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