“A voz do silêncio”: uma animação necessária

voz1

A Voz do Silêncio, ou Koe No Katachi, como é conhecido em japonês, é um longa-metragem lançado no Japão em 17 de setembro de 2016, sendo animado pelo estúdio Kyoto Animation, produtora de famosos animes como, por exemplo, Violet Evergarden e Clannad. O filme é dirigido por Naoko Yamada, que já dirigiu outros filmes famosos como Tamako Love Story, que foi indicado e venceu na categoria Prêmio Cara Nova, do festival Japan Media Arts Festival. Sua obra mais famosa, porém, é justamente o drama A Voz do Silêncio, que foi indicado como melhor filme de animação na premiação Mainichi Film Award. O roteiro adaptado é da roteirista Reiko Yoshida, que também fez parte da escrita de Violet Evergarden. Yoshida fez um trabalho excelente adaptando o roteiro da famosa mangaká Yoshitoki Ōima, dona da série original de mangás.

Com uma delicadeza única e um peso emocional enorme, em 129 minutos de duração, o longa consegue adentrar em assuntos extremamente delicados como bullying, depressão, suicídio e deficiência auditiva sem perder a seriedade ou a sutileza, tendo um objetivo óbvio além de entreter: emocionar e tornar as pessoas mais empáticas. O filme começa com uma cena chocante, a data marcada em que o protagonista Shoya Ishida, um adolescente cursando Ensino Médio no Japão, planeja se matar. Essa cena dura poucos minutos até o momento em que voltamos para o ensino fundamental de Ishida, onde somos apresentados a vários de seus colegas como Naoka Ueno, Miki Kawai e principalmente Shouko Nishimiya, uma deficiente auditiva que é sua colega. Nesse período caracterizado no passado, podemos ver todo o abuso, tanto físico quanto psicológico, cometido contra a menina deficiente, principalmente proveniente de Ishida.

Mesmo Nishimiya tentando não se importar com todo mal que lhe faziam, sua mãe deu falta de vários aparelhos auditivos perdidos ou quebrados, levando-a a cobrar o valor equivalente da mãe do protagonista, que, após isso, começou a ser excluído por ter ido “longe demais” ou ser um “monstro”. Ishida então se isola de outros colegas e decide pagar sua mãe. Neste momento, voltamos ao presente e percebemos claramente que Ishida desenvolveu um caso grave de depressão e desvalor, assumindo que a culpa de tudo é sua, e ele tem que consertar, sem se importar consigo mesmo, se desprezando. Antes de cometer o então suicidio planejado, ele vai em busca de Nishimiya para se redimir; ela, de braços abertos, acolhe-o e o convence a não cometer tal ato. A amizade dos dois é um dos principais temas do filme, mostrando duas pessoas completamente esgotadas, uma pelo bullying sofrido e a outra por carregar toda a culpa.

A depressão nesse filme é tratada com tanta sutileza e empatia, que se torna um traço dos personagens e, em determinados momentos, precisa inclusive de um esforço para ser percebida, mas, em outras situações, vem com cenas planejadas e uma cinematográfica incrível. Quando Ishida está em lugares públicos, ele mantém o olhar quase sempre para o chão, por achar que não merece o amor e a empatia de outros; quando olha para cima, vê um símbolo “X” em frente ao rosto das pessoas, como uma forma de negação. São comuns cenas onde Nishimiya aparece batendo os pés na cama ou fazendo muito esforço para gritar e sentindo-se inútil por conta de sua incapacidade de falar; são tantas formas de demonstrar sofrimento genialmente pensadas dentro da animação. O canal Cinema Therapy fez um vídeo reagindo e analisando o filme, onde o terapeuta Jonathan Decker fala, em inglês, a seguinte frase traduzida: “A depressão não vai embora, não some para a maioria das pessoas, mas existe uma capacidade de sentir de novo, existe uma capacidade de experienciar alegria. A cura para tantas coisas é a conexão, e nós podemos achar que ninguém quer conectar conosco, mas apenas precisamos achar as pessoas certas.”

A Voz do Silêncio é um filme emocionante, dramático e necessário para conviver em sociedade. Em alguns momentos, é bem pesado, tratando sobre assuntos como suicídio e depressão; portanto, se tiver algum problema com esse tipo de temática, não assista a esse filme. Caso você não seja sensível a esses temas e aprecie um bom drama, esse filme é a escolha perfeita para assistir. A obra está disponível no serviço de streaming Netflix e é uma excelente escolha para quem quer derramar umas lágrimas no sofá.

 

Augusto Arnold Sturm

Augusto Arnold Sturm
Estudante do Curso Técnico de Eletrônica
Fundação Liberato

One Comment

on ““A voz do silêncio”: uma animação necessária
One Comment on ““A voz do silêncio”: uma animação necessária
  1. Esse filme é perfeito, obrigado por indicar essa obra de arte para todos! Por ser uma animação japonesa, ainda existem pessoas que tem preconceito e se recusam a dar uma chance e assistir. É difícil encontrar uma história tão criativa, complexa e muito bem adaptada como essa atualmente.

    Report comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *