CARTA DA EDITORA

Carta-maior

É com muita alegria que publicamos a 25ª edição da revista Expressão Digital! A revista on-line da Fundação Liberato, que tem o objetivo de apresentar à comunidade produções textuais de nossos estudantes e servidores, bem como de outros autores de fora da Instituição, já está no seu 13º ano.

Os textos desta edição são de temáticas bastante variadas. E quando me refiro a textos, isso não significa falar apenas em produções em linguagem verbal. As produções também envolvem elementos não verbais, como as imagens.

Na Galeria de Imagens, você pode apreciar obras realizadas por nossos estudantes, como as feitas nas aulas de Artes dos primeiros anos da Fundação Liberato, com a orientação das professoras Margareth Weber e Martina Meurer. Há desenhos dos nomes dos estudantes com fundos coloridos e pinturas com café. Também há trabalhos dos estudantes Eduardo Palinski Eckert, do Curso Técnico de Eletrônica, e Vinícius Pellenz Colombo, do Curso Técnico de Química. O Grupo Voluntários de Mídias ainda apresenta os cartazes que realizou para a divulgação dos cursos noturnos.

Na seção Opinião, você encontra um texto de Íris Lisboa e um de Maria Emília Lubian, professoras de Língua Portuguesa da Fundação Liberato, que se voltam ao trabalho realizado com os estudantes nos cursos de Eletrônica, Química, Eletrotécnica e Mecânica. Também você pode ler um artigo do professor de Língua Portuguesa Jorge Amaral, que se dedica a refletir sobre a literatura contemporânea. Além disso, há um relato do professor Marlon Lucchini, que aborda a readequação do seu trabalho com Educação Física durante a pandemia;  um do professor Irineu Ronconi Júnior, que conta quando precisou “mentir” para ensinar, e um das professoras Maira Daniel e Hildete Flores, que falam sobre o UFRGS Mundi. Há ainda o relato da egressa do Curso Técnico de Química Jade Garcia Lanius, que explica como foi selecionada para estudar na França. Por fim, o professor Guilherme Sarumiva, da Rede Municipal de Esteio, apresenta-nos o Podcast Acontece no Ensino.

Na seção de Lazer e Cultura, encontram-se resenhas de filmes e livros escritas pelo professor de Química André Viegas e pelos estudantes do Curso Técnico de Eletrônica Júlia Colombo, Emily da Silva, Augusto Arnold Sturm e Luís Xavier Correa.  Ainda nessa seção, a estudante Stephanie Staub inaugura um novo espaço na revista, destinado a resenhas de jogos on-line.

Já no Espaço Literário, apresentamos poemas de Stephanie Staub e de Luís Xavier Correa e uma crônica de Pedro Henrique Pereira Ramos, todos do Curso Técnico de Eletrônica.

Uma boa leitura! E não deixe de registrar seus comentários no espaço destinado a isso, logo abaixo do texto!

Daiana Campani - Editora

Daiana Campani – Editora
Fundação Liberato

One Comment

on “CARTA DA EDITORA
One Comment on “CARTA DA EDITORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *