A 5ª edição da Revista Expressão Digital, da Fundação Liberato, está no ar, trazendo artigos, relatos de experiências pedagógicas, mosaico de fotos, crônicas e novas enquetes, reunindo trabalhos que foram escolhidos por seus autores para serem compartilhados com nossos leitores.
A revista tem se caracterizado por divulgar reflexões sobre temas contemporâneos, destacando-se nesta edição a ousadia de incentivar o leitor a olhar além do que está posto, provocando comportamentos que atravessem diferentes caminhos.
Os artigos abordam questões importantes como podemos verificar em “Entre linguagens e saberes: construindo lentes”, da Orientadora Educacional, Helena Sardagna, o qual sugere a possibilidade de transcender a mera constatação dos fatos, ressignificando o excesso de informações, questionando verdades e, dessa forma, desafiando para a capacidade de pensar.
Esta edição traz, também, a continuação do artigo “Considerações sobre a educação básica no RS”, lançado na 4ª edição, texto escrito pelo Professor Daniel Sebastiani, que leva à análise e debate sobre o ensino. Destaca visões que considera como equívocos da concepção progressista sobre a educação, tais como: a seleção prévia e a dotação orçamentária especial como contrárias ao caráter universalizante do ensino público, o currículo deve se adaptar à “realidade do aluno”, entender como nociva a competição e classificação no ensino, defender a democracia no ensino sem respeitar a especificidade dos segmentos, contrapor avaliações gerais do ensino.
Os artigos “O espaço físico desportivo como um facilitador para desenvolver a cultura corporal”, encaminhado pelos professores de Educação Física da Instituição, e “Uma breve trajetória da Revista Liberato”, enviado pela professora Elisabete K. Nunes, contribuem para enriquecer nossa leitura. O primeiro enfocando a importância de se desenvolver a cultura corporal na formação dos jovens, reforçando a visão de um ensino integral que contempla e interage com as diversas áreas e o segundo nos fala sobre a criação e história da Revista Liberato, demonstrando o orgulho que a comunidade Liberato deve ter por editar uma revista científica e propiciar a divulgação de resultados de pesquisas nos meios acadêmicos.
Há, ainda, duas crônicas do professor Alberto Dal Molin, nos revelando a sua leveza e capacidade de percepção diante de situações do cotidiano.
O registro sobre a visita de estudos, organizado pela professora Iula Roberta Ávila, à Usina de Reciclagem de Resíduos de Campo Bom com alunos do Curso de Segurança do Trabalho e Design, enfatiza a urgência não só de um novo olhar, mas também a urgência de atitudes em relação ao lixo que produzimos diariamente. A professora Iula, desde a 1ª edição da Revista Expressão Digital, tem compartilhado as suas experiências pedagógicas.
O relato do exercício proposto aos alunos da disciplina de Sociologia da Fundação Liberato, utilizando uma técnica antropológica de pesquisa chamada “observação participante”, como explica a professora Maira Daniel, sugere aos alunos se colocarem na posição de observadores do cotidiano com “um olhar de estranhamento”. Alguns dos pequenos textos elaborados, a partir desses “olhares”, foram selecionados e estão sendo apresentados na revista, instigando-nos a pensar sobre o que estava sendo revisitado pelos alunos, de acordo com a proposta lançada na disciplina de Sociologia.
Ao percorrermos a revista, podemos conferir a galeria de fotos no mosaico apresentado de eventos ocorridos na escola em 2011 e registrados com belos efeitos pelo colega Orientador Educacional, Cícero Teixeira, e a galeria de áudio, postando duas edições do programa de rádio “Café Comunitário”, realizado pelo Curso de Jornalismo da FEEVALE em parceria com a Rádio ABC, sendo um deles realizado aqui no Auditório da Fundação Liberato, no dia 1º de julho.
A professora Marlise Cornelius nos contempla com a delicadeza e sensibilidade de seu poema “Minha Casa” e mais uma vez imprime um toque poético à “Expressão Digital”.
Importante destacar a homenagem proposta pela professora Sônia Porto Machado, ao escritor Moacyr Scliar, falecido em fevereiro de 2011, publicando o texto “A atualidade do Centauro”, o qual nos provoca novamente a pensar sobre o “olhar” e, principalmente, sobre o “olhar” em relação àquilo que nos é estranho.
Pretendemos que a Revista Expressão Digital estimule cada vez mais, no trabalho docente e discente, a discussão de temas relevantes, divulgando idéias, reflexões e práticas pedagógicas, oportunizando diversas formas de expressão. É um recorte da realidade da Instituição, um retrato desenhado por quem faz parte desse cenário: professores, funcionários e alunos.
Venha conferir, se possível, com “novas lentes”.