CARTA DA EDITORA

Carta-EditoraOutubro de 2022… 26ª edição da Expressão Digital… Três anos se passaram desde a última Mostratec presencial, desde a última vez em que pudemos realizar o lançamento de nossa revista de forma presencial e distribuí-la a estudantes, professores e visitantes nos pavilhões da Fenac. De outubro de 2019 a outubro de 2022, quantas experiências vivemos! Quantas dificuldades enfrentamos e a quantas situações precisamos nos adaptar! Foi com ciência, tecnologia e arte que enfrentamos – e continuamos enfrentando – os desafios impostos.

O tempo passou. E é justamente essa passagem do “rio-tempo” – valendo-me das palavras do poema “Canção do Epitélio”, do professor Elenilto Damasceno – uma das temáticas que mais se destaca nos textos desta edição. O estudante Ricardo Mozarth da Silva de Lima Filho, por exemplo, lembra-nos, com um poema, de que “O relógio não espera”; a estudante Cecília de Oliveira Vargas convida-nos a refletir sobre “O presente”, um breve instante. Também o estudante Lucas Cecatto aborda a passagem do tempo ao dar voz a um narrador que sempre desejou, desde criança, entrar “no castelo no topo da colina”. Ainda o professor André Viegas, na crônica “Partida”, em uma metáfora com o futebol, reflete sobre o “jogo fugaz” que é nossa vida, em que “não é nada interessante ser um mero espectador”.

Mas qual seria, professor André e leitores desta revista, o segredo para não sermos meros espectadores nessa partida? Como fazer “uma escolha melhor no próximo momento”? Talvez uma das maneiras seria valorizarmos aquilo que nos permite ser mais humanos, aquilo que nos faz buscar o bem comum … Como afirma o professor Walter Bazzo (UFSC), um dos entrevistados desta edição, precisamos nos voltar para a ação humanizadora.
Justamente neste momento em que a Fundação Liberato está passando por um processo de revisão do seu Projeto Político-Pedagógico, cabe destacar nossa preocupação de sermos uma escola que valoriza o ensino técnico articulado a uma formação humanística. A revista Expressão Digital é uma das ações da Liberato nesse sentido. Ao lermos os textos desta edição, percebemos que a arte, a cultura, a educação, a ciência e a tecnologia podem andar de mãos dadas em prol do bem comum. Nossos autores, todos estudantes ou professores, seja da Liberato ou de outras instituições, mostram como isso é possível.

Percebemos, por exemplo, em nossas páginas, a importância das mais diversas manifestações artísticas que se apresentam em nossa Instituição. A música está representada no relato do maestro e professor Josimar Dias da Silva. A literatura e o cinema, em relatos como o da professora Maria Emília Lubian, na sugestão de leitura da estudante Júlia da Silva Colombo, na sugestão de filme da estudante Gabriella Jacobsen da Veiga e nos diversos textos literários – contos, crônicas e poemas – que aqui se encontram.

As Ciências Humanas da Fundação estão representadas pelo relato do evento “Brasil: 200 anos de Independência”, organizado pelos professores da área. Deise Bays, Hildete Rodrigues, Juliano Antoniolli, Raquel Sebastiani e Vilson Schutz entrevistam os professores Maria do Carmo Moreira Aguilar e César Augusto Barcellos Guazzelli, ambos da UFRGS. Também as professoras Sônia Porto Machado e Paola Del Vecchio escrevem um relato sobre a palestra por elas organizada, “Sete Dias em Auschwitz”, que trouxe a doutoranda e egressa da Liberato Bianka Adamatti. Por fim, as professoras Maira Daniel e Hildete Rodrigues mostram-nos o protagonismo, a autonomia e a percepção da necessidade da dimensão democrática no cotidiano dos estudantes participantes do Clube de Relações Internacionais.

O vínculo entre ética e ciência vem representado pelos textos do professor Amaury Silva Júnior e dos vencedores da 1ª Competição de Redações do Clube de Ciências da Liberato. Já as relações entre a iniciação científica e a política são abordadas na entrevista do professor Fábio Mendes à Sandra de Oliveira. Ao falar sobre seu mais novo livro, Fábio nos lembra que ter conhecimento sobre a realidade em que vivemos para agir em prol do bem comum é o que une política e ciência e que dialogar, ao invés de usar a violência, é ponto-chave para a resolução de problemas com que nos deparamos.

No blog da Expressão Digital, podemos encontrar mais textos literários, resenhas e relatos de experiências. Não deixe de conferir o conteúdo digital acessando o QR Code disponível na capa desta edição. Uma excelente leitura a todos! Que os textos desta revista – que é produzida lá no “topo da colina” – deixem em você, leitor(a), como diria o professor Elenilto, “marcas” em que você “sinta o coração”!

Daiana Campani - Editora

Daiana Campani – Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *