A vida que ninguém vê

Vida-Ve-maior

O aclamado livro A vida que ninguém vê foi escrito pela gaúcha Eliane Brum e lançado pela primeira vez em 2006, pela editora Arquipélago Editorial, em Porto Alegre. Tendo iniciado no jornalismo em 1988, a autora construiu uma carreira de impacto ao longo de décadas de publicações sobre histórias encontradas em lugares ordinários. Os textos de Brum foram produzidos e traduzidos para diferentes idiomas – como o inglês, o espanhol, o italiano e o polonês, além do português – e seu trabalho foi reconhecido com dezenas de premiações no Brasil e no exterior.

A vida que ninguém vê é um conjunto de crônicas-reportagens de cerca de seis páginas cada. Todos os capítulos são iniciados com uma fotografia diferente referente à história contada a seguir. Nessas imagens, os rostos são desfocados, e os entrevistados, mostrados em tons de cinza, preto e branco. A capa mostra uma rua movimentada no mesmo padrão das outras figuras, com o título centralizado em amarelo, com destaque para a palavra “vida”.

Os capítulos têm raiz de reportagem, com a preocupação em transmitir o real e o compromisso com o(a) leitor(a) em escrever sobre a verdade como ela é. Porém, cada história é narrada sob um olhar extremamente delicado e não apenas apresentada. A autora escreve sobre Eva, uma mulher negra, pobre e deficiente física, cujo único crime foi ir para a universidade; sobre o colorado Alverindo, que vive sentado no chão olhando para os pés alheios na Rua da Praia; sobre Antônio, que depois de enterrar seu bebê e sua esposa em uma cova rasa no cemitério da Santa Casa, disse “esse é o caminho do pobre”. Conhecer essas histórias e saber que elas estão perto, mas são simplesmente ignoradas, é tão inacreditável, que parece ficção. Ao mesmo tempo, é tudo tão real, que não parece verdade.

Eliane usa o livro como uma oportunidade para mostrar detalhes de vidas comuns, que não chegam até as telas. Assim, a jornalista foge do padrão e une os poderes de escrever uma notícia e contar uma história. Ao longo das páginas de A vida que ninguém vê, o(a) leitor(a) se depara com um jornalismo profundo, uma amostra do que é viver no lugar do próximo. Brum tem um talento extraordinário para fazer a vida de um desconhecido se tornar palpável e para mostrar como, em cada canto – mais especificamente, nas periferias do Rio Grande do Sul – existe uma história de sobrevivência. Ler esse livro é uma experiência de mudança de visão. Ao longo dele, o(a) leitor(a) ressignifica os conceitos que tinha de “milagre” e “resistência” e percebe que, em todo lugar, há vida para ser vista.

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006. 208 p.

Júlia da Silva Colombo Estudante do Curso Técnico de Eletrônica Fundação Liberato

Júlia da Silva Colombo
Estudante do Curso Técnico de Eletrônica
Fundação Liberato

One Comment

on “A vida que ninguém vê
One Comment on “A vida que ninguém vê

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *