Carta da editora

Carta-maior

Estamos de volta com mais uma edição da nossa Expressão Digital, a 27ª! Nosso blog, neste quase fim de semestre, oferece ao/à leitor/a produções textuais de estudantes e servidores da Fundação Liberato, sempre buscando divulgar a arte e a cutura, tão expressivas em nossa Instituição. Como escreveu Felipe Laux, Coordenador do Curso Técnico de Química, em um texto desta edição sobre o Sarau Literário e Musical da Liberato, a arte e a cultura nos tornam pessoas melhores, e pessoas melhores são técnicos melhores. 

Na seção Lazer e Cultura, o/a leitor/a pode apreciar três resenhas: a estagiária Júlia da Silva Colombo apresenta-nos o livro A vida que ninguém vê, da jornalista gaúcha Eliane Brum; a professora Íris Lisboa escreve sobre o livro O cérebro do mundo digital, da neurocientista Maryanne Wolf; e a professora Elizabete Kuczynski Nunes resenha o filme Para sempre Alice, baseado no romance Still Alice, da neurocientista Lisa Genova. Já o Espaço Literário conta com textos do estagiário Lucas Cecatto e do professor de Jorge Amaral. 

Na seção Opinião, temos um destaque desta edição: o protagonismo dos nossos estudantes de 1ºs anos. Seja como autores de textos, seja como participantes dos eventos relatados, os nossos “bixos” mostram que têm talento de sobra. As professoras de Língua Portuguesa das primeiras séries dos cursos diurnos da Liberato escrevem sobre seus/suas estudantes: Íris Lisboa, dos cursos de Mecânica e Eletrônica, apresenta uma atividade de produção textual realizada a partir do primeiro dia de aula de 2023; a professora Liane Müller e eu relatamos um trabalho produzido com estudantes das 1ªs séries do Curso Técnico de Química, sobre notícias de divulgação da ciência a partir da Mostratec 2022.  Também a professora Maria Emília Lubian, dos cursos de Eletrotécnica e Eletrônica, reflete sobre o que os “bixos” esperam do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e ainda apresenta-nos a história do já bastante conhecido – e sempre aguardado – vídeo de recepção aos “bixos”, uma produção do Grupo Voluntários de Mídias. 

E as produções do GVM não param por aí! Júlia Brandelero, estagiária do grupo, escreve sobre a retomada dos eventos culturais em 2022, registrados em belas fotos que compõem nossa Galeria de Imagens. Eventos como o Sarau 2022 e o 2023 ganham destaque! Pois falando em Galeria de Imagens, os/as estudantes de 1ª série (Não disse que eles/elas eram um grande destaque desta edição?) ainda fizeram belíssimos trabalhos artísticos, com a coordenação das professoras Margareth Weber e Martina Cassel Meurer. Não deixe de apreciar as mandalas e os desenhos dos nomes desses/as artistas! 

Ainda na seção Opinião, as professoras Paola Del Vecchio e Sonia Porto Machado relatam o que expuseram sobre as “bruxas” na palestra “Inquisição e Caça às Químicas”, que organizaram durante a Semana da Química de 2022. As organizadoras do evento nos mostram que a magia e o mistério que envolviam essas figuras misteriosas eram, na verdade, pura química! Também os professores de Ciências Humanas Deise Bays, Hildete Rodrigues, Juliano Antoniolli, Raquel Sebastiani e Vilson Schutz entrevistam Aldo Rebelo, um dos palestrantes do seminário Brasil: 200 anos de Independência, por eles organizado em 2022. 

Uma boa leitura! E não deixe de registrar seu recado aos autores nas páginas do nosso blog!

Daiana Campani - Editora

Daiana Campani – Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *