VOLUNTÁRIOS DE MÍDIAS NA MOSTRATEC

gvm-maiorMaria Emília Lubian
Professora de Língua Portuguesa
Coordenadora do Grupo Voluntários de Mídias
Fundação Liberato

A Fundação Liberato tem como missão “promover a formação integral de profissionais comprometidos com as exigências de seu tempo”, o que é constantemente reforçado pelas possibilidades de envolvimento em experiências diversas na Instituição. Uma delas é o Grupo Voluntários de Mídias, no qual os estudantes, que demonstram interesse e afinidade nessa área, podem aperfeiçoar suas habilidades, a partir da divulgação da escola e das suas atividades cotidianas.

Entre as atividades que fazem parte do dia a dia dos estudantes da Liberato, está a pesquisa, que é promovida por meio da participação em feiras científicas, entre as quais destacam-se a Feicit (Feira Interna de Ciências e Tecnologia) e a Mostratec (Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia), a primeira para o público interno, e a segunda para o mundo. Dessa forma, o Grupo Voluntários de Mídias (GVM), que atua na escola desde 2018, foi convidado a fazer a cobertura de ambas as feiras, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado tanto por estudantes da escola, quanto por estudantes que vêm de diversas partes do mundo à Mostratec

Para a atuação do GVM, a Comissão de Comunicação e Marketing da Mostratec 2022 organizou uma preparação com a equipe até a atuação na Feira propriamente dita. Para exemplificar como a experiência foi desenvolvida, apresentamos o relato de alguns integrantes da Comissão.


O GVM é um grupo que a Assessoria de Comunicação da Fundação Liberato já acompanhou em diversos projetos e trabalhos realizados na escola, na criação e divulgação de conteúdos relevantes de eventos internos da escola. Por sua vez, a Comunicação, sempre que possível, tem procurado incluir o GVM em trabalhos institucionais. Nesse sentido, foi considerada uma boa oportunidade de aprendizado do grupo e um grande reforço para a Imprensa da Mostratec. Para isso acontecer, foi realizado um esforço conjunto com a Professora Maria Emília, que captou e selecionou os estudantes interessados em participar desse desafio. O Setor de Comunicação foi responsável por realizar diversas reuniões informativas, workshops para organizar da melhor maneira possível o andamento das atividades durante a Mostratec.

O desafio maior na atuação na Mostratec era a quantidade de eventos paralelos à feira, todos importantes, que precisam ter registro fotográfico, e o GVM participou com diversos alunos para registrar e garantir que todo mundo pudesse saber o que estava rolando na Mostra.

O grupo foi responsável por auxiliar na cobertura do evento de forma geral, inclusive fazer a foto oficial de todos os finalistas que apresentaram seus projetos. O GVM foi uma excelente adição na cobertura da Mostratec 2022. Além dos estudantes serem muito proativos, sempre preocupados em dar uma ampla cobertura do evento, ajudaram a garantir que todos os estandes dos finalistas fossem fotografados, além de auxiliarem na organização dos arquivos de mídias. A experiência da participação do GVM foi positiva.  Espero contribuir para o crescimento do grupo e qualificar sua participação na Mostratec em 2023.

Vinicius Swami Lopes Hans, Graduado em Fotografia
Estagiário da Assessoria de Comunicação
Atua desde 2015 na Mostratec


Lembro-me da professora Maria Emília me convidando para participar da Comissão de Voluntários de Mídias da Mostratec como um dos fotógrafos e organizadores, devido ao meu empenho e atuação no Grupo Voluntários de Mídias, desde o ano de 2020. Para que pudéssemos fotografar com êxito os mais de 700 estandes, os responsáveis pelo setor de Comunicação da Fundação Liberato promoveram oficinas de fotografia, a fim de melhorar o nosso desempenho para que tudo desse certo nos dias da Mostratec. Essas oficinas fizeram com que eu tivesse um olhar muito mais atento e capacitado a respeito das fotografias que precisavam ser feitas em um curto espaço de tempo. Além disso, a parceria com os colegas Voluntários de Mídias só aumentou, visto que um ajudava o outro e estávamos sempre aprendendo cada vez mais nesse momento de preparação.

Durante a feira, parecia que eu estava participando dos bastidores de um grande filme, tendo em vista que estávamos dentro de um setor de imprensa e o tempo todo apareciam pessoas para entrevistas e jornalistas à procura de banners das suas cidades para os noticiários locais. Inclusive, fui chamado para fazer fotos jornalísticas de alguns estandes para enviar aos jornalistas das diversas cidades e países. Os dias que atuamos na Mostratec foram os mais intensos e divertidos para mim, apesar de, em alguns dias, ficar ali até as luzes se apagarem, fazendo o upload das fotografias. Tudo isso era divertido e reunia muitas risadas e momentos felizes. Com muito empenho, consegui fazer todas as minhas fotografias de mais de 600 estandes, nos quais interagi com os expositores  e tivemos uma troca de conhecimentos rápida, mas muito interessante.

Nos últimos dias da Mostra, fui convidado pela empresa de mídia terceirizada que estava transmitindo ao vivo a Mostratec para ajudar na coleta dos relatos dos expositores de todos os países presentes na Feira. Essa foi, sem dúvidas, uma das maiores experiências de que pude desfrutar, tendo em vista que pude falar em espanhol com diversos expositores, e isso foi muito legal para o meu aprendizado da língua estrangeira. Espero que mais oportunidades como esta surjam e desejo que aqueles que receberem uma proposta como esta aproveitem demais, porque é inesquecível!

Rael de Oliveira, 20 anos
Estudante do Curso Técnico de Eletrotécnica
Fundação Liberato


Gostei muito de participar como apoio do GVM da Imprensa na Mostratec. Na Feira, tive várias opções e cenários para fotos mais artísticas. O evento com a melhor experiência foi a palestra do ex-jogador Tinga, por quem tenho admiração. Sobre os registros, considero que as melhores fotos que fiz foram na Mostratec Júnior, pois consegui capturar os mais novos apresentando seus respectivos projetos com descontração. Menção honrosa para o momento de capturar o jornalista da RBS, Josmar Leite, enquanto entrevistava o diretor da Fundação Liberato, Ramon Hans. Foi uma experiência única fotografar um jornalista exercendo sua atividade.

Em geral, o trabalho na feira foi uma junção de experiências e aprendizados essenciais na minha evolução pessoal.

Guilherme Zibetti, 16 anos
Estudante do Curso Técnico de Mecânica
Fundação Liberato


De certa forma, na Mostratec, acabei utilizando um pouco de tudo aquilo que aprendi no meu tempo de Voluntário de Mídia, principalmente sobre organização e gerenciamento de redes sociais. Além disso, nós participamos de diversas oficinas que nos prepararam para a parte mais técnica de fotografia, gravação e edição.

Sem dúvidas foi muito desafiador. Durante a semana do evento, é um ‘corre’ sem fim, mas é muito divertido. Pôr em prática tudo aquilo que aprendemos e se esforçar, em coletivo, pelo mesmo objetivo, foi uma experiência única e muito gratificante.

Além de todo trabalho, também somos expostos à interação com muitas pessoas de vários lugares diferentes e esta, sem dúvidas, é a parte mais legal: conhecer e trabalhar com pessoas novas.

Gustavo Henrique Becker, 17 anos,
Estudante do Curso Técnico de Eletrônica
Fundação Liberato


Participei da Mostratec 2022 como Voluntária de Mídias, grupo do qual faço parte desde o ano de 2021, integrando a Imprensa da Feira. Atuar como uma das entrevistadoras foi uma experiência extremamente enriquecedora pois, assim, pude conversar com diversas pessoas, incluindo expositores, organizadores da feira, jornalistas e professores, abrindo meus horizontes tanto como estudante que também precisa desenvolver um projeto no futuro, quanto em relação aos aspectos mais pessoais, como falar em público, desenvolver perguntas e respostas rápidas e estar preparada para as mais variadas situações de interação em um evento deste porte.

Além disso, operei como câmera móvel, fazendo transmissões ao vivo para mostrar a Mostratec aos internautas que não poderiam estar na feira, saindo da minha zona de conforto e improvisando, pois em transmissões ao vivo somos surpreendidos por diversas situações que exigiam rapidez de raciocínio e de ação. Com isso, pude interagir com profissionais da área de mídias (filmagens e fotografias), tirar dúvidas e aprender mais sobre este âmbito.

Por fim, tive a chance de acompanhar a premiação da Feira, fazendo registros fotográficos e, consequentemente, desfrutando da alegria nos rostos dos premiados, reconhecidos depois do trabalho árduo. Com isso, ao final da Mostratec 2022, não era mais a mesma, estava em êxtase, cheia de esperança, ideias e sonhos. Sou grata ao GVM por essa oportunidade única e desejo que mais pessoas possam aproveitá-la, assim como eu.

Ana Rafaella S. Trentin, 19 anos
Estudante do Curso Técnico de Eletrotécnica
Fundação Liberato


Nosso Grupo Voluntários de Mídias tem se fortificado muito nos últimos anos, e uma prova disso foi a participação na cobertura da Mostratec 2022, a primeira edição presencial pós-pandemia. Estivemos responsáveis por auxiliar o setor de imprensa nas mais diversas atividades, em especial as fotografias oficiais de estandes e o acompanhamento integral da Mostratec Júnior. A Mostra é sobretudo um espaço de trocas, e não de exposição, como podemos ser levados a pensar. Lá todos têm algo a contar, a oferecer. Atuar na imprensa permite mobilidade e perspectiva para enxergar o encanto puro que surge da união entre Educação e Pesquisa. Pudemos conhecer jovens pesquisadores, registrar suas histórias, seu momento de brilhar com seus projetos e acompanhar também os fins de tarde exaustivos e a ansiedade pela cerimônia de encerramento.  Sempre conto que foi uma semana fora de série, intensa e repleta de lições: de fotografia, de comunicação, de valorização à pesquisa e de humanidade.

Trabalhar com fotografia, gravação, interagir com os pequenos pesquisadores da “Kids”, exercitar outros idiomas e conhecer diferentes realidades do Brasil e do mundo são ganhos de valor inestimável. Agradeço por estar com a equipe incrível do GVM ao fazer a cobertura da MOSTRATEC 2022. Foi uma dessas experiências que a gente sente que vai marcar para sempre.

Júlia Brandelero Labres, 17 anos,
Estudante do Curso Técnico de Química
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *