O que esperar do Ensino Médio Integrado ao Técnico?

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Os estudantes que ingressam na Fundação Liberato passam por três importantes ritos de passagem: o final do Ensino Fundamental, a escolha de um curso técnico e a prova de seleção. Passadas essas etapas, já matriculados, há o início das aulas, mas o que realmente esperar de um Ensino Médio Integrado ao Técnico? O estudante adolescente entra na escola e sai um jovem profissional ao longo de quatro anos e meio de sua formação, e é muita coisa para absorver logo na chegada na escola. 

Para refletir sobre essa jornada, os estudantes das primeiras séries dos cursos de Eletrotécnica e Eletrônica fizeram discussões sobre reportagens que contemplam o tema do ensino médio integrado ao técnico, em seguida a leitura do depoimento “Aprender é para sempre”, de um jovem que passou por experiência similar à vivenciada por eles: prestou prova para uma instituição e agora vive o momento de ser “bixo”. Em seguida, os estudantes escreveram os seus depoimentos, dos quais coletamos algumas prospecções desses “bixos” sobre o seu ingresso na escola e seus objetivos para os próximos anos. 

Para ilustrar essa produção, apresentamos algumas imagens feitas pelo Grupo Voluntários de Mídias do primeiro dia de aula dos bixos e sua recepção na Fundação Liberato por veteranos e servidores da Instituição.  

Maria Emília Lubian
Professora de Língua Portuguesa e Literatura
Fundação Liberato



Estudar me dá vontade de viver – Sinto minha postura arrumada, meus olhos faiscando, meu coração batendo, me sinto vivo…Não é qualquer escola, esta Fundação está me fazendo estudar por querer, consegue entender o tamanho desse feito? Nunca senti minhas expectativas tão para cima, são visões que nunca pensei que iria ter, coisas que fazem minha mente explodir. Isso é o que eu queria, coisas novas e esperança, isso é o que me dá vontade de viver. Seja lá o que o futuro me reserva, sinceramente, eu não ligo mais. Somente de sentir o que eu senti, já é algo incrível. Se isso se mantiver até o final, ótimo, se não…me sinto grato e já é o suficiente. 

Felipe Motta, 14 anos,  2111 – Esteio 


Minhas fases do estudo – Eu espero que este primeiro ano numa escola técnica seja um dos melhores anos da minha vida, em que, além de estudar, eu me divirta bastante. Daqui a cinco ou dez anos, espero já estar financeiramente estável, completando uma faculdade e seguindo uma carreira de que eu tenha interesse e aprecie. Como mensagem, deixo a seguinte: sempre seja você mesma e se esforce.

Manuela O. de Mattos, 15 anos, 2112 – Sapucaia do Sul


O que não te desafia não te muda – Para esta etapa atual da minha vida, eu espero muita prosperidade, sonhos conquistados, novas amizades estabelecidas e, também, muitas recordações desta realidade incrível que estou vivenciando agora. Também penso em realizar meu sonho de ingressar em uma faculdade e me formar, futuramente, em moda. Sobre a escola, disponho de muitas expectativas, como expansão de amizades e uma bela formação profissional no futuro. 

João Pedro Leal , 16 anos, 2123 –  Novo Hamburgo


Incentivo desde a infância – Desde a infância, tenho incentivo dos meus pais, tanto nas atividades escolares, como também para ler. Meu pai, sempre que eu pedia, lia para mim antes de eu dormir e assim comecei a criar um hábito da leitura… pelas minhas contas, já tenho mais de 200 livros em casa… No momento atual, parece que vivo um sonho, fico extremamente feliz por ter entrado em uma escola que realmente quer me preparar para o futuro. Nos próximos cinco anos, pretendo já estar formada e na faculdade (a qual ainda não decidi). A mensagem que deixo para mim, para o final do ano, é: parabéns, você conseguiu, valeu a pena o esforço para superar toda a angústia e o nervosismo.

Larissa da Silva Santos, 15 anos, 2124 –  Novo Hamburgo


Que tudo dê certo! – Sempre me esforcei muito nos estudos. Odeio ter o sentimento de estar atrás dos outros ou de me sentir insuficiente, por isso sempre cobrei muito de mim para obter bons resultados e boas notas. Creio que isso é tão bom quanto ruim, pois, às vezes, um resultado negativo pode causar mais abalo psicológico do que deveria. Com certeza agora tudo aumentou de proporção, desde o tamanho da escola, até a complexidade dos estudos e matérias. Novos professores, matérias, rotinas, horários, colegas e amigos. Estou gostando deste novo mundo, mesmo tendo muito ainda a descobrir. Espero que eu me adapte bem e que as provas não “acabem” com este mundo mágico. A mensagem que deixo é : parabéns, nada foi em vão e, em algum momento, a experiência será aproveitada. E, se, por algum motivo, as coisas não saírem como o esperado, tudo bem, isso acontece. 

Rafaela Leivas, 15 anos, 4123 –  Novo Hamburgo


A resposta é estudar – Desde pequeno, gosto de ler e estudar e continuo estudando. Com quatro anos, já lia e escrevia bem, graças aos meus pais que sempre me levaram para a biblioteca local, compravam livros e materiais didáticos. Este ano estou na Liberato, cursando Eletrônica, meu sonho era entrar nesta escola desde os 12 anos, quando conheci a Fundação. Minhas expectativas para os próximos quatro anos é de que eu irei me dedicar e, mesmo que seja difícil, a resposta será estudar. Minha mensagem é: se você chegou aqui, você consegue. 

Pedro Arthur Consul, 15 anos, 4124 – Estância Velha


 

 

BARROS. Duda Monteiro de. Aprender é para sempre. Depoimento de Caio Temponi. Veja Abril. Aprender é para sempre, diz estudante de 14 anos que passou no ITA | VEJA. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/educacao/aprender-e-para-sempre-diz-estudante-de-14-anos-que-passou-no-ita>. Acesso em 13 jan. 2023.

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