Educação financeira e infográficos: um projeto interdisciplinar

Inaciane Teixeira da Silva, Jorge Luiz Gouveia Amaral e Raquel Vieira Sebastiani
Professores na Fundação Liberato

É possível desenvolver um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Português e Gestão Empresarial que seja instigante para os estudantes? Essa questão surgiu numa conversa casual ocorrida durante o intervalo de recreio, naqueles poucos minutos de que professores e estudantes dispõem para descansar e ter um convívio descompromissado com seus pares. A resposta foi um projeto que envolveu as três turmas de quarta série do Curso de Eletrotécnica da Fundação Liberato. Após uma análise para avaliar quais conteúdos poderiam ser explorados, optamos por propor às turmas um trabalho que consistia na elaboração de um infográfico de educação financeira.

O debate sobre a importância da educação financeira nas escolas aumentou nos últimos anos. Há quem atribua a pobreza dos indivíduos a uma certa ignorância relacionada à melhor forma de gerir os recursos pessoais. Fosse essa a causa da pobreza em nossa sociedade, fácil seria a solução. Não é. Mesmo assim, trata-se de um conhecimento relevante. A educação financeira que foi oferecida teve como objetivo proporcionar aos estudantes a aquisição de saberes que lhes permitam lidar de forma mais consciente e organizada com os recursos financeiros pessoais, sem as enganosas fórmulas mágicas de enriquecimento pessoal.

O infográfico é um gênero textual que tem como característica a otimização de informações por meio do uso combinado de texto e outros elementos visuais gráficos, como desenhos, que auxiliam na compreensão. Trata-se de uma poderosa ferramenta de otimização de mensagens, talvez por isso seja cada vez mais utilizada. A elaboração de um bom infográfico exige daquele que o faz um domínio do conteúdo que não só lhe permita otimizar as informações com correção, como também identificar o grau de relevância de cada elemento.

Como o resultado desse trabalho é um produto que pode ser de interesse da comunidade para além da sala de aula, procuramos a Comissão Editorial da Expressão Digital para propor uma parceria e publicar o infográfico que se destacasse e cumprisse os critérios de coerência textual, organização visual e precisão das informações. A possibilidade de ter seu trabalho publicado na revista serviu como mais um estímulo no engajamento dos estudantes. Eles trabalharam individualmente ou em grupos de até quatro integrantes. O resultado foi um conjunto qualificado de infográficos muito bem representado por este aqui publicado.

infografico

Infográfico:
Guilherme Souza dos Santos
Estudante do Curso de Eletrotécnica
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *