Resgate histórico da Fundação Liberato

banner-57anos-maior

Os alunos entram na Fundação Liberato com grandes expectativas sobre como será pertencer a uma instituição que é conhecida como uma referência em educação técnica, para além das fronteiras do estado ou país. Mais ainda por ter sido a escola que formou as pessoas que admiram: avós, pais, irmãos, tios, padrinhos, amigos… Toda essa gente, ao longo de todo esse tempo, fez essa instituição ser o que é: uma grande incubadora de talentos que vão ao mundo.

Para reconhecer esse espaço que já faz parte do seu imaginário, foram organizadas duas atividades de pesquisa. Trabalhos desse tipo são realizados como tarefa inicial nas turmas, a partir da leitura de parte da tese da professora Deise Müller e da consulta no livro dos 50 anos da instituição. Além da leitura, realizamos dois conjuntos de materiais nas 1ªs séries, do curso de Eletrotécnica e na 3111 e 3112 da Mecânica, que foram organizados com a ajuda do Grupo Voluntários de Mídias (GVM).

  1. Cliques históricos da Fundação Liberato: os alunos coletaram fotos de amigos e familiares que retratam seus momentos vividos no cotidiano como alunos da Liberato, sobre as quais foram registrados o contexto do “clique”. Os registros foram divulgados no Instagram do Projeto Vivências Liberato e em uma pequena amostragem, que foi exposta em cartazes na escola.
  2. Entrevistas e depoimentos de alunos e ex-alunos da instituição: os convidados pelos estudantes relatam curiosidades, superação de dificuldades, seu desenvolvimento como profissionais e as amizades cultivadas na instituição. Essa atividade tem sido reeditada desde os 54 anos da instituição, em playlists comemorativas, no canal do GVM. Para a divulgação dos vídeos, os voluntários de mídias fizeram teaser das entrevistas e lançaram na página do Instagram do grupo.

Em abril, foram organizadas ações em comemoração ao aniversário da Fundação Liberato, tanto pela direção como pelos alunos; nesse sentido, os trabalhos de pesquisa das primeiras séries estão nesse contexto. O professor Dennis Messa, que integra o GVM, produziu o logotipo comemorativo dos 57 anos da instituição, o qual inserimos na arte dos cards e na playlist comemorativa.

Logotipo desenvolvido para o aniversário de 57 anos.

Logotipo desenvolvido para o aniversário de 57 anos.

Agora, trazemos alguns depoimentos de alunos sobre a sua participação nos projetos de resgate histórico da escola:

Eu achei muito interessante saber sobre o passado dos alunos da Fundação Liberato. A ideia de que a escola tenha influenciado a vida de tantas pessoas me fascina e poder ver isso com os próprios olhos é algo fantástico”.
– João Miguel Torres Dornelles, turma 2124

Na minha percepção foi extremamente interessante fazer a entrevista e os cliques históricos, pois a partir disso pude conhecer um pouco mais do passado da escola, de quando eu não estudava nela ainda; assim pedi para amigos meus, que conheci fora da Liberato, mandarem para mim fotos ou vídeo. Avalio essa atividade como de extrema importância, pois foi possível ver a forma que a Liberato influencia a vida das pessoas e traz diversos benefícios a elas”.
– Arthur Pahim Ostrowski da Rocha, turma 2111

Foi uma experiência muito legal ajudar a organizar os cliques históricos, pois, vendo as fotos de ex-alunos da escola, percebi que a Liberato não é só uma escola, mas também um lugar para conhecer pessoas novas, fazer amizades, participar de oportunidades que a escola proporciona e criar memórias únicas que ficarão com a gente para toda a vida”.
– Sara Manuela Junges da Silva, turma 1311

Referências bibliográficas:

FERNANDES, Ana Izabel dos Santos et al. (organizadores). Liberato 50 anos de fundação: histórias de uma trajetória. Novo Hamburgo: Fundação Liberato, 2017.

MÜLLER, Deise Margô. Das feiras de ciências à iniciação científica no ensino médio profissionalizante: história da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (1974 – 2009), 2018. 214p. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

Confira os cliques e os vídeos:

INSTAGRAM: @vivenciasliberato https://www.instagram.com/vivenciasliberato?igsh=Y205c3Uxamd6NHhi

INSTAGRAM: @gvmliberato https://www.instagram.com/gvmliberato?igsh=dzV6dG9xaWNlMDQ5

Playlist 57 anos da Fundação Liberato: https://youtube.com/playlist?list=PLIMla1pik00SzIjXc-CfvIoirkaviw_EZ&feature=shared

Maria Emília Lubian Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Coordenadora do Grupo Voluntários de Mídias Fundação Liberato

Maria Emília Lubian
Professora de Língua Portuguesa e de Literatura
Coordenadora do Grupo Voluntários de Mídias
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *