Desde 2015, tenho utilizado o Plickers como uma ferramenta pedagógica inovadora nas aulas de Física, tanto em turmas do diurno quanto do noturno. A experiência tem sido bastante positiva, não apenas para mim, como docente, mas também para os alunos que, frequentemente, expressam sua satisfação com a dinâmica proporcionada por essa metodologia.
O Plickers é um aplicativo que permite a elaboração de questionários de múltipla escolha e oferece feedback individual imediato ao professor. Cada aluno tem seu próprio cartão de respostas (similar a um QR Code). Funciona assim: faz-se uma pergunta para a turma, os alunos mostram seus cartões para o professor que, por sua vez, usa seu smartphone para ler as respostas da turma.
Instantaneamente, o professor obtém a porcentagem de acertos da turma, possibilitando uma rápida tomada de decisão. Se o índice de acertos for satisfatório, prossegue-se para a próxima questão. Caso contrário, promove-se uma discussão entre os alunos (sem que eles ainda saibam a resposta correta), incentivando-os a explicarem, uns aos outros, suas escolhas e compreensões. Os alunos, por fim, respondem novamente à questão. Essa prática não só aumenta o índice de acertos, mas também promove uma compreensão mais profunda dos conceitos físicos e seus desdobramentos teóricos e matemáticos. Todas as respostas coletadas são sincronizadas com a conta do professor, e esse registro é valioso para acompanhar a turma (e cada aluno).
Os alunos afirmam que aprendem mais sobre os assuntos da disciplina de Física. Além disso, a ferramenta permite ao professor identificar, com precisão, os pontos que foram bem compreendidos e aqueles que ainda necessitam de maior atenção.
O Plickers pode ser implementado por qualquer professor, independentemente da sua disciplina, nível de atuação e familiaridade com tecnologias educacionais. Coloco-me à disposição dos colegas que desejarem aprender mais sobre o uso do Plickers e como integrá-lo à sua prática docente.