Todo ano é organizado e proporcionado um momento artístico dentro da MOSTRATEC: a Noite do Intercâmbio Cultural.
Com o passar do tempo e as várias edições da Feira, muitos foram os organizadores e colaboradores. Vários também foram os formatos e, principalmente, o registro de uma plateia maciça e uma grande diversidade de culturas. Neste ano, para surpresa minha, um colega da Comissão Cultural indagou sobre o significado desta noite e o que vem a ser a cultura, a arte e suas manifestações dentro de uma feira tecnológica como a MOSTRATEC. Não foi possível responder no momento, mas, após uma noite de grande reflexão e pouco sono, foi possível entender que tudo isso poderia significar e importar muito mais do que pensamos. Sendo assim, gostaria de compartilhar com vocês, leitores, algumas emoções.
Conceituar cultura e arte não é tarefa fácil. É, sim, um grande desafio que não ousarei fazê-lo por hora. Permitam-me usar a sabedoria dos grandes autores que já o fizeram e que marcaram minhas lembranças.
Em um primeiro momento, podemos pensar em cultura como a identidade de um povo, aquilo que orienta a vida em sociedade, e a arte, como o objeto pelo qual o ser humano se revela e se conscientiza da sua existência individual e social, podendo entender o mundo e a si mesmo. É claro que este tema poderia ser amplamente debatido e fundamentado pelos filósofos e sociólogos, mas preciso encontrar sua significância na MOSTRATEC…pois bem, é neste instante que consigo encontrar algumas respostas e compreender as culturas e a arte por meio da Noite do Intercâmbio Cultural. De que maneira? Assim, vivendo esta noite.
É sensacional enxergar em tantos projetos de pesquisa uma outra face de expositores e orientadores que não seja a de seus trabalhos com justificativas, problemas, metodologias, dados estatísticos, protótipos, conclusões e contribuições para a ciência: a face da sensibilidade e da emoção que “transpiram” por meio da dança, do teatro, das artes plásticas e da música.
Durante a Noite do Intercâmbio Cultural, todos os povos se reúnem e celebram juntos uma só alegria. Por meio de aplausos, de olhares cheios de lágrimas, de “flashes” fotográficos e gritos vibrantes após cada apresentação, podemos comprovar a importância deste encontro. Presenciamos a emoção e o orgulho de cada nação que ali se apresenta, artisticamente ou como plateia. Neste momento, não existe competição, mas a felicidade de contemplar o respeito mútuo e o intercâmbio de realidades tão diferentes.
Diante de tanta beleza artística ali reunida, começo a entender o que verdadeiramente é arte e suas expressões culturais. Quem sobe naquele palco, compartilha a própria cultura e a arte nos mais diversos estilos. No gesto simples ou elaborado de uma coreografia folclórica, no pulsar vibrante ou calmo de um ritmo nacionalista, na voz rouca ou aveludada de um cantor representando sua região, no recitar cômico ou dramático de um poema, no belo que uma vestimenta ilustra uma etnia, seja a mais requintada ou a mais simples, tudo tem um significado – a atitude de orgulhar-se por estar ali…com tantos outros diferentes…
Penso, às vezes, na MOSTRATEC como Ópera dividida em vários Atos e com um final feliz na sua premiação; e a Noite do Intercâmbio Cultural como uma bela Ária de um Ato que não pode faltar.
Àqueles que querem entender um pouco mais sobre o que pode ser a manifestação da cultura e arte dentro da MOSTRATEC, convido-os a participar e vibrar junto nesta noite contagiante.
Sejam bem-vindos à Noite do Intercâmbio Cultural da MOSTRATEC!