Já algum tempo que, de forma sutil, nós, Professores de Biologia, estamos trazendo um pouco da nossa experiência em pesquisas na Antártica para a comunidade da Fundação Liberato. E essas atividades vêm sendo desenvolvidas através da APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e a Antártica), da qual participamos desde 2013 como Membros Fundadores e como Membros do Conselho.
Ao longo de 2014, várias atividades de divulgação dos conhecimentos sobre a Antártica foram desenvolvidas. Entre 28 de abril e 07 de maio, ocorreu, em Brasília, a 37° ATCM (Reunião Consultiva do Tratado da Antártica) reunindo 41 países, a fim de discutir medidas para o cumprimento do Tratado. Paralelo a esse evento, foi organizada pela APECS-Brasil a I Jornada Científica: O Brasil e o Tratado da Antártica, com apoio do PROMAR, o Programa de Mentalidade Marítima da Marinha do Brasil. O objetivo foi promover em escolas de todo o Brasil a discussão sobre a importância da Antártica para o planeta. A turma 1124, do Curso Técnico de Química – CTQ, participou do evento, na oportunidade, como ilustra a imagem abaixo.
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/543761875736485
Em setembro, entre os dias 17 e 19, a Fundação Liberato apoiou dois eventos da APECS-Brasil: a XII Semana Polar Internacional e o II Workshop de Desenvolvimento de Carreira, que ocorreu no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas. Foi um excelente momento de troca de experiências e informações entre pesquisadores seniores e jovens cientistas nacionais e internacionais, bem como para estudantes e docentes do ensino básico. Foi um momento rico de integração entre as pesquisas científicas e o ensino nas escolas.
Confira mais informações do evento nos links:
http://www.apecsbrasil.com/eventos/wdc/ii-wdc/
https://www.facebook.com/APECSBrasil/videos/748407888561545/
https://www.facebook.com/events/429137303856240/
Em outubro, durante os cinco dias da 29° MOSTRATEC, nos pavilhões da Fenac, a APECS-Brasil participou com a exposição fotográfica “Um olhar sobre o continente gelado”. A exposição esteve integrada ao estande da CIRM (Comissão Interministerial dos Recursos para o Mar), que prontamente aceitou o convite em participar da MOSTRATEC, por intermédio da APECS-Brasil. Uma parceria que foi muito prestigiada pelo público visitante, desde estudantes e professores do Ensino Fundamental até de Pós-Graduação e profissionais de diversas áreas.
O entusiasmo dos estudantes em observar as imagens da exposição fotográfica junto com as maquetes expostas pela CIRM foi contagiante e motivador. Trouxe um resultado excepcional às explicações dos militares da CIRM bem como para os integrantes da APECS-Brasil presentes durante a MOSTRATEC. Muitos visitantes sequer imaginavam que, naquele local inóspito, realizava-se pesquisa científica e com forte apoio das Forças Armadas do Brasil, e com muita atenção ouviam as breves explicações. As maquetes representavam com perfeição um pouco da estrutura de apoio da Operação Antártica Brasileira, como a nova estação Antártica, navio Comandante Maximiano H41, helicóptero esquilo, avião Hércules da Força Aérea Brasileira. Havia, também, manequins com roupas polares e réplicas de pinguins, junto aos quais muitas crianças faziam questão de registros fotográficos.
Houve, também, a participação da Vice-Presidente da APECS-Brasil, Dra. Roberta da Cruz Piuco, com a palestra “Você quer divulgar sua pesquisa? Venha com a APECS-Brasil” no estande institucional da Fundação Liberato. Na oportunidade, ela contextualizou muito bem a APECS-Brasil nas esferas de pesquisa e divulgação científica, integrando-se aos objetivos da MOSTRATEC.
Confira mais fotos:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.723443494391318.1073741852.335036159898722&type=1
Ainda em dezembro, em comemoração ao Dia da Antártica (01 de dezembro), propusemos novamente a participação dos alunos da Fundação Liberato na confecção de bandeiras alusivas ao Continente Antártico. A atividade é proposta original da Our Spaces (http://www.ourspaces.org.uk/index.html), uma fundação criada com o cinquentenário do Tratado da Antártica que trabalha pela manutenção dos espaços internacionais. Há, também, o apoio da APECS-Brasil e da APECS Internacional. As bandeiras feitas por estudantes do mundo inteiro são levadas, à medida do possível, para a Antártica por cientistas brasileiros e internacionais.
Em breve, será lançado, pela Our Spaces, um livro sobre o Tratado da Antártica, no qual constam nas ilustrações, bandeiras feitas por estudantes de diversos países. E já pudemos rapidamente conferir que, dentre as várias bandeiras, estão as dos alunos da Fundação Liberato! Já estamos ansiosos pelo lançamento e trazer exemplares para a Liberato!
Confira mais informações sobre o Dia da Antártica:
https://www.facebook.com/events/681273635302273/
https://www.facebook.com/groups/154649031246711/
http://www.ourspaces.org.uk/antarctica-day.html